Não investir em tecnologia é perder dinheiro, eficiência e competitividade neste mercado com tantas atualizações. Como podemos acompanhar, os avanços tecnológicos dos últimos tempos vêm impactando diretamente o Comércio Exterior, tornando as operações logísticas cada vez mais ágeis, integradas e até mesmo menos burocráticas, o que gera redução dos custos como um todo.

Para entender mais sobre a importância da tecnologia no comércio exterior, vamos analisar hoje a atuação de dois profissionais essenciais nas importações e exportações: o agente de cargas e o despachante aduaneiro. Primeiramente, vamos analisar a função de cada um desses profissionais?

O agente de carga é responsável por criar soluções personalizadas para importadores e exportadores, definindo rotas e modais de transporte que garantam o melhor custo benefício. Além disso, ele faz o agendamento do frete com o armador escolhido e acompanha toda a movimentação da carga do início ao fim da operação, mantendo o importador (ou exportador) ciente de todo o processo.

Enquanto isso, o despachante aduaneiro é o que cuida mais da parte documental dos processos, possuindo poder outorgado pelas empresas de comércio exterior para apresentar a documentação aos órgãos governamentais como a própria Receita Federal, portos, aeroportos, bancos e aos armadores, sendo a sua principal função realizar a declaração aduaneira, acompanhando todo o processo de despacho.

Tecnologia para otimização dos processos – Como aprimorar o tempo, a segurança e diminuir os riscos das operações?

Agora que já entendemos as principais funções do agente de cargas e do despachante aduaneiro, vamos falar de tecnologia e como os novos recursos podem ajudá-los a desempenharem suas funções com muito mais eficiência, entregando uma operação de
excelência aos seus clientes.

A otimização do tempo é um dos principais elementos a serem explorados, visto que importadores muitas vezes tem pressa para receber suas mercadorias. Além disso, ninguém quer perder tempo realizando funções manuais e repetitivas, certo? Sendo assim, aplicar as tecnologias disponíveis no mercado para a otimização do tempo é um investimento de alto retorno. Com o sistema da UxComex, que integra todas as fases das operações, é possível obter ganhos de produtividade e eficiência.

Levando em consideração todas as etapas envolvidas nas operações internacionais, há um alto volume de dados, informações confidenciais e, claro, transações cambiais, sendo a segurança outro elemento essencial a ser desenvolvido através das ferramentas tecnológicas que a UxComex possui, mantendo a segurança dos dados, evitando fraudes e ações que vão contra a compliance das empresas.

Em relação à gestão de riscos, que consiste na aplicação de processos que visam atenuar as chances de erros, a UxComex pode ajudar você, agente de carga ou despachante aduaneiro, a ter o controle de todas as etapas através do nosso “Alerta
por Usuários”, que te avisará com antecedência sobre a data de vencimento da demurrage, sobre atrasos nos embarques, atualizações no Mantra, chegada de navios, faturas atrasadas, dentre outros lembretes que facilitarão o seu dia a dia e dos seus
clientes.

Gostou das nossas dicas? Vamos implementar já uma tecnologia eficiente nas suas operações? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre todas as facilidades que podemos implementar nas suas operações!

A UxComex agora tem um grupo no Whatsapp, participe e fique por dentro das atualizações do comércio exterior! Receba nossos artigos e compartilhe experiências com os profissionais da área. Clique aqui para entrar!

Leave A Comment