A empresa de consultoria Skytrax, do Reino Unido, é líder mundial em análise do mercado da aviação, tanto que a premiação anual “World Airline Awards” é considerada mundialmente como o “Oscar da Aviação”. Em agosto, ocorreu Skytrax World Airport Awards para premiar os melhores aeroportos do mundo, e logo em seguida, foram divulgados os resultados das melhores companhias aéreas na análise 2020-2021. Devido a pandemia, a premiação do ano passado não ocorreu, por isso o “World Airline Awards 2021” abrangeu um período maior. Essa premiação teve a sua primeira edição em 1999.

Melhores aeroportos

Entre agosto de 2020 e julho de 2021, a Skytrax avaliou a partir da opinião de passageiros de diferentes localidades a qualidade da maior parte dos aeroportos do mundo, levando em consideração a infraestrutura, as condições sanitárias e a eficiência de aeroportos de diversos países e continentes.

A Ásia é o continente com a maior relevância na premiação, sendo o top 5 do ranking de melhores aeroportos composto por eles. No topo da lista, encontra-se o Aeroporto de Hamad,em Doha, no Qatar, que foi inaugurado em 2014 e dezenas de milhões de passageiros passam por ele anualmente. Este aeroporto será a porta de entrada oficial para a Copa do Mundo de 2022, com a boa avaliação de sua infraestrutura, é provável que a operação logística de um dos maiores eventos do mundo seja sucesso. Os investimentos do governo do Qatar no Aeroporto de Doha foram essenciais para que ele alcançasse essa primeira colocação, por possuir hoje uma excelente infraestrutura de acomodação, conforto, alimentação, translado e até mesmo passeios gratuitos pela cidade.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo Aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão, e o terceiro pelo Aeroporto de Changi, em Singapura. A quarta e a quinta colocação ficaram por conta de um aeroporto sul-coreano, localizado na capital do país, Seul, e outro aeroporto japonês que também serve a região de Tóquio, o Aeroporto Internacional de Narita.

Nenhum aeroporto brasileiro aparece no Top 100 da premiação, mas 4 aeroportos da América do Sul compuseram a lista, sendo eles: Quito, no Equador (40º lugar); Bogotá, na Colômbia (43º lugar); Lima, no Peru (62º lugar) e Guaiaquil, também no Equador (90º lugar).

Melhores companhias aéreas

Com base na opinião de mais de 13,4 milhões de passageiros, a Skytrax analisou também a qualidade das centenas de companhias aéreas que atuam por todo o mundo, coletando diferentes opiniões e avaliações para gerar o ranking. Nesse ranking, a empresa se baseou em opiniões de passageiros desde setembro de 2019 a julho de 2021, contendo assim uma parte do período pré-pandemia.

No levantamento, os passageiros citaram mais de 350 companhias aéreas, inclusive de empresas exclusivas de transporte aéreo.

Das companhias brasileiras, apenas a Latam e Azul aparecem no Top 100, em 49º e 47º lugar, respectivamente. Assim como no ranking dos aeroportos, as companhias asiáticas lideram o ranking das melhores do mundo, sendo o top 5 composto por:

1- Qatar Airways, que também ficou em primeiro lugar em 2011, 2012, 2015, 2017 e 2019;

2- Singapore Airlines;

3- ANA All Nippon Airways;

4- Emirates;

5- Japan Airlines.

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Leave A Comment