Como agentes de carga podem melhorar seu networking?

No mundo dos negócios, o networking é uma ferramenta essencial para que as empresas evoluam cada vez mais. O networking consiste em um bom relacionamento entre empresas que criarão novas oportunidades de negócios através do compartilhamento de informações.

Assim como nos demais segmentos, empresas de logística e Comércio Exterior também precisam manter um bom networking para estarem sempre atualizadas, principalmente por ser um mercado muito volátil, com atualizações constantes e o contato com diversas culturas simultaneamente.

E como fazer de fato um bom networking?

Pessoas comunicativas e extrovertidas possuem muita facilidade para fazer networking, pois elas conseguem se relacionar bem com diferentes tipos de pessoas tanto no âmbito pessoal como no profissional. Assim, criam conexões, compartilham informações e estreitam laços de uma forma muito mais rápida e natural.

No entanto, sabemos a pressão do mundo corporativo para com todos e a necessidade de nos adaptar para que consigamos cumprir determinados papéis. E agora?

Buscar conhecer novas pessoas que atuem em empresas do mesmo segmento que a sua é muito importante, então participar de palestras, eventos e até mesmo criar conexões no Linkedin ajuda bastante nessa fase. Não basta apenas adicionar pessoas, mas interagir, comentar posts, pedir e dar dicas e até mesmo criar o seu próprio conteúdo para que outros profissionais te vejam como referência em determinado assunto e te procurem.

Tão importante quanto essa parte mais “técnica” (palestras, eventos, Linkedin), não podemos esquecer das soft skills, que quanto mais desenvolvidas, mais fácil de se fazer um bom networking e até mesmo de se manter numa boa empresa. Então invista em manter um bom relacionamento com todos, seja simpático, esteja sempre disposto a ajudar, seja proativo e evite intrigas que possam causar um mal-estar.

Sou agente de carga, como aplicar isso no meu trabalho?

As dicas que citamos acima servem para profissionais de qualquer área de atuação, inclusive agentes de carga, que precisam manter um bom networking para ter sempre boas opções no transporte de suas cargas.

Por ser responsável pelo desenvolvimento de soluções em busca das melhores estratégias para o transporte das cargas, o agente precisa estar em contato com diferentes transportadores, armadores e companhias aéreas, então, desenvolver um bom relacionamento com pessoas que atuem nesse meio é essencial para conseguir as melhores soluções. Até mesmo em momentos de crise, como atualmente, quando há escassez de contêineres devido à alta demanda por fretes, fica muito fácil conseguir algum espaço com alguém que você já possua contato, já te conheça e saiba da sua boa reputação, garantindo assim um relacionamento duradouro.

Portanto, agentes de carga, na correria do dia a dia, jamais esqueçam de manter um bom relacionamento interpessoal com clientes e fornecedores, pois esse networking é fundamental para que você execute operações de sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *