Escutamos diversas e diversas vezes importadores e exportadores dizerem que se sentem assediados por agentes de cargas. Todos se dizem “os mais rápidos” ou “os melhores”, mas poucos conseguem apresentar dados que provem tal afirmação. 

Neste artigo iremos explorar o que é diferencial competitivo, como tê-lo e principalmente como apresentar isso a seu cliente para fechar uma venda.

O que é diferencial competitivo?

Diferencial Competitivo é o que faz a sua empresa se diferenciar de seus concorrentes no mercado, é o que faz sua empresa única e o motivo de seu cliente escolher a sua proposta.

Leia também: Como se destacar no mercado de agenciamento de cargas? 

1- Ofereça valor ao cliente

Ao mesmo tempo que importadores e exportadores reclamam que são assediados, eles criam um verdadeiro leilão de preços entre os agentes de carga, fazendo com que aumente ainda mais a competição desse mercado. 

Por isso, não ofereça o preço mais baixo do mercado, ofereça a solução para as dores do seu prospect. Para isso você precisa o conhecer.

2- Descobrindo as dores do seu prospect.

Para oferecer um remédio que cure uma dor, um médico precisa fazer anamnese e exames em seu paciente. Para solucionar um problema, é necessário também perguntar e examinar os possíveis clientes. 

É de extrema importância descobrir qual é o maior problema que existe hoje na operação e como resolvê-lo. Podem ser atrasos, falta de follow up, erros nos processos, perdas de prazo, falta de comunicação entre cliente e fornecedor e muitos outros. 

Ok! Você descobriu o problema do seu prospect. Como provar que você possui a melhor solução para essa dor? Através de dados e informações. 

3- Coleta de dados

Para provar que a sua empresa possui as soluções que seu cliente precisa, apresente dados, históricos e cases de sucesso. Análise os indicadores chave de desempenho, respondendo perguntas como essas:

Qual a porcentagem de processos que parametrizam em canal verde?
Quais foram as retificações dos últimos X anos?
Quanto você já fez seus clientes economizar oferecendo um estudo logístico ou de redução de custos?

4- Quem é visto é lembrado!

O inbound marketing é uma forma de publicidade online com o objetivo de se auto promover através de conteúdo. Essa estratégia é de extrema relevância para a área pois traz informações que muitas vezes são desconhecidas para importadores e exportadores. 

Quando seu lead percebe que você domina um assunto é possível que exista uma proximidade. Então, use suas redes sociais a favor da sua empresa!

5-  Pós venda

Terminou a operação. E agora? 

Agora está na hora de descobrir se o remédio que você ofereceu para seu cliente realmente funcionou. E você deve fazer isso antes que outra empresa o faça. O pós-venda mostra que você realmente se importa com o cliente, gera conexão e relacionamento e pode trazer lealdade para os próximos fechamentos.

Leia mais: O que faz seu cliente ser fiel a sua empresa?

Até aqui, você já aprendeu algumas estratégias para ter um diferencial competitivo, são elas: atendimento de qualidade; preocupação com o cliente e uso de dados e tecnologia. 

A UXComex ajuda agentes de carga a se tornarem mais tecnológicos e possuírem maior vantagem competitiva perante seus concorrentes e é claro oferecer mais benefícios aos seus clientes. Conheça nossos serviços. 

Bons negócios, 

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Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É fundadora da primeira agência de marketing focada em Comércio Exterior, a ComexLand.

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