A grande empresa australiana com sede no Brasil, Aussie Energy,  importa todos os meses peças do Japão e China para o Brasil visando a fabricação de plataformas solares que serão vendidas no mercado nacional e externo. 

A Aussie Energy é uma das companhias mais inovadoras do setor de placas solares, investe todos os anos em Machine Learning, Internet das Coisas, Robotização, BigData e outras tecnologias que se adequam nesse mercado. 

No momento de realizar a cotação SPOT ou BID do frete internacional com um agente de carga especializado, a companhia prioriza 3 fatores:

1- Custo e Transit Time;

2- Atendimento e Customização;

3- Compliance & Transparência;

Mas qual é a vantagem competitiva que diferencia um agente do outro? O relacionamento! 

E ao longo desse artigo você entenderá porquê!

O que é Comex 4.0?

Comércio Exterior 4.0 é uma vertente da Indústria 4.0. Para quem não lembra das aulas de história, todas as revoluções passaram por grandes transformações tecnológicas e na próxima não será diferente. 

O Comércio Exterior é baseado em detalhes e dados. No futuro espera-se que esses dados estejam conectados e trabalhando por si, através de sistemas, softwares, ferramentas e máquinas.E assim como as revoluções anteriores, empregos irão ser substituídos por tecnologia, e novas ocupações serão necessárias. 

Já é possível encontrar algumas empresas de tecnologia anunciando “AGENCIAMENTO DE CARGA DIGITAL E AUTOMATIZADO” . Com o avanço da tecnologia esse tipo de serviço será cada vez mais comum. Mas será o fim do agente de carga?

O futuro do agente de carga

O agente de carga e o despachante aduaneiro são fundamentais na cadeia logística, porém sobreviverão aquelas empresas e CPFs que se adequarem melhor ao mundo digital e tecnológico, aqueles que negligenciarem os avanços tecnológicos serão fortemente prejudicados. 

Assim sendo, o agente de carga deverá aproveitar a alta tecnologia para otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar seus lucros. Mas o mais importante, entregar SUCESSO AO CLIENTE. 

“Sucesso do Cliente é quando os clientes alcançam o resultado desejado com o uso do seu produto ou serviço.”

O relacionamento em todas as etapas do processo será essencial para conseguir atingir os 3 fatores explícitos no início desse texto.

Com todas as tecnologias que estarão presentes em nosso futuro, o importador e/ou exportador ainda precisarão de custos reduzidos, um excelente atendimento, uma equipe que se importe em trazer resultados reais e que atenda suas peculiaridades. 

O relacionamento que o agente de carga possui com todos os intervenientes da cadeia logística ao lado da tecnologia pode proporcionar:

  • Maior poder de barganha com fornecedores, dessa forma reduzindo custos;
  • Conhecimento e capacidade de análise crítica;
  • Capacidade de negociação com diferentes culturas;
  • Comunicação assertiva e integração entre equipes e setores, reduzindo erros;
  • Melhor análise de dados, aumentando a vantagem competitiva;
  • Fidelização e lealdade;
  • Segurança;
  • Agilidade;
  • Criatividade;
  • Redução de burocracias;
  • Aumento do lucro;

Após a leitura desse texto, você acha que a Aussie Energy, contrataria sua empresa ou outro agente de carga? 

A UxComex ajuda Agentes de Carga a gerenciar os seus processos de Importação e Exportação através da tecnologia, algo que não podemos ignorar nessa nova revolução industrial.

* A Aussie é uma empresa fictícia criada para ilustrar esse texto.

Não se esqueça de compartilhar com mais profissionais!

Nos siga em nossas redes sociais!

Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco

Kauana tem seis anos de experiência no comex, é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre comércio exterior, a  ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *