Introdução

Você já ouviu falar em logística 3PL e 4PL? Esses conceitos referem-se a diferentes modelos de gestão logística que envolvem o uso de serviços externos para otimizar o fluxo da cadeia de suprimentos. Este último, o 4PL, ainda não é tão difundido entre as empresas brasileiras, porém, o aumento da demanda por serviços complexos vêm forçando as empresas a adotarem medidas mais eficientes, podendo popularizar o 4PL.

Logística 3PL (Third-Party Logistics)

A logística 3PL envolve a terceirização de várias funções logísticas para um provedor de serviços logísticos externo. Esses provedores, conhecidos como 3PLs, oferecem uma gama de serviços, como transporte, armazenamento, distribuição, gerenciamento de inventário, gestão de pedidos, embalagem e muitos outros.

Empresas que usam serviços 3PL podem se beneficiar da especialização e da eficiência operacional desses provedores, permitindo que se concentrem em suas competências principais.

Os principais serviços oferecidos pelos provedores de logística 3PL incluem a armazenagem e distribuição de mercadorias, o transporte e frete, a gestão de estoque e pedidos, a gestão de cadeia de suprimentos e os serviços de embalagem e etiquetagem.

Logística 4PL (Fourth-Party Logistics)

Já a logística 4PL representa um modelo mais avançado, onde uma empresa contrata outra empresa para gerenciar toda a sua cadeia de suprimentos e logística.

Ao invés de simplesmente terceirizar funções específicas, uma empresa 4PL assume a responsabilidade de coordenar e integrar todas as atividades logísticas de uma organização.

A principal função de um provedor de logística 4PL é otimizar a cadeia de suprimentos, coordenando os serviços de vários provedores de logística (3PLs) e outros parceiros para garantir uma operação eficiente e eficaz. Eles trabalham para alcançar os objetivos estratégicos da empresa, incluindo eficiência de custos, entrega no prazo e satisfação do cliente.

Quais são as diferenças entre essas o 4PL e o 3PL?

Para entender melhor as principais diferenças entre esses dois modelos de gestão logística tão importantes, selecionamos 3 das principais diferenças entre eles, confira:

Papel e Responsabilidade:

3PL: no modelo 3PL, o provedor de logística é responsável por funções específicas, como transporte, armazenamento, distribuição, entre outros. A empresa contratante terceiriza essas atividades logísticas para o 3PL, mantendo o controle sobre outras áreas de sua operação.

4PL: já no modelo 4PL, o provedor de logística assume um papel mais estratégico e coordenador. Ele não apenas executa funções logísticas, mas também gerencia e coordena toda a cadeia de suprimentos, incluindo a gestão de vários 3PLs e outras partes envolvidas.

Grau de Integração:

3PL: a integração nos serviços 3PL é limitada às atividades logísticas específicas que são terceirizadas. Cada serviço é muitas vezes tratado de forma independente, com foco em eficiência operacional na área terceirizada, mas não necessariamente integrado completamente com outras funções da cadeia de suprimentos.

4PL: A integração no modelo 4PL é bem maior pois ele trabalha para integrar e otimizar toda a cadeia de suprimentos, alinhando estratégias e processos de diferentes partes envolvidas, como fornecedores, fabricantes, distribuidores e vários 3PLs. A coordenação do processo é uma característica central desse provedor, que
visa a eficiência e sinergia de toda a cadeia.

Foco na Estratégia

3PL: o principal foco do modelo 3PL é a execução eficaz das atividades logísticas terceirizadas. As empresas utilizam os serviços 3PL para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar o serviço ao cliente dentro das áreas específicas terceirizadas.

4PL: o modelo 4PL tem um foco mais estratégico. Além de executar operações logísticas, o 4PL é orientado para a estratégia global da cadeia de suprimentos. Ele colabora na formulação de estratégias de logística e cadeia de suprimentos para atender aos objetivos comerciais da empresa contratante, trabalhando de forma mais abrangente e alinhada com a visão de longo prazo da organização.

Conclusão:

Gostou de entender um pouco mais sobre esses dois modelos tão importantes? Continue de olho em nossas atualizações e fique por dentro de novidades e conceitos que irão ajudar a entender mais sobre o comércio exterior.

Conte com a UXComex na otimização e automatização do agenciamento das suas cargas e tenha o melhor sistema integrado para os seus negócios!

 

Produzido por Comexland – Marketing para Comex.

Leave A Comment