O Comércio Exterior é uma área dinâmica, ampla e repleta de oportunidades, porém, também é bem desafiadora e requer uma gestão eficiente para garantir o sucesso das operações. Um dos pilares fundamentais para o crescimento sustentável e a fidelização de clientes é o uso de um sistema de Customer Relationship Management (CRM) personalizado, pois ele permite que empresas tenham uma visão clara e organizada de seus clientes, suas necessidades e históricos de relacionamento, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e no aprimoramento dos serviços oferecidos.

As empresas de importação e exportação operam em um ambiente complexo, onde lidam com diversos clientes, fornecedores e parceiros em diferentes países e culturas. Diante disso, essa ferramenta torna-se essencial para atender às necessidades específicas desse setor. Alguns dos requisitos importantes para um CRM eficiente no Comércio Exterior incluem:

Gestão de contatos internacionais:

Armazenando e gerenciando informações de contatos, incluindo dados de clientes, fornecedores, agentes aduaneiros e transportadoras em diferentes países.

Integração Aduaneira:

A integração com outros sistemas, seja local ou global, facilita o acompanhamento das etapas de desembaraço aduaneiro e reduz a burocracia desses processos.

Monitoramento de processos logísticos:

Um bom CRM irá permitir o acompanhamento de toda a cadeia logística, desde as fases iniciais de prospecção do cliente até a entrega final, permitindo identificar eventuais atrasos ou problemas na logística.

Registro de histórico de transações:

Manter um histórico detalhado de todas as transações e interações com os clientes é muito importante para análises e tomadas de decisão, incluindo cotações, negociações, documentações e pagamentos.

 

Como implementar um CRM personalizado?

Gostou da ideia e pretende implementar um CRM personalizado para auxiliar no dia a dia do acompanhamento das cargas de importação e exportação dos seus clientes? A UXComex pode te ajudar! O primeiro passo para montar um CRM personalizado é identificar as necessidades específicas do seu negócio, então nós iremos entender os processos
internos, as etapas da cadeia logística, os requisitos aduaneiros, as suas expectativas e a dos seus clientes.

Com base nas necessidades identificadas, iremos atuar em prol da adaptação do nosso software para atender às suas necessidades específicas, garantindo a personalização que o seu negócio merece! E uma vez que o CRM esteja configurado, é fundamental treinar a equipe para utilizar a plataforma corretamente, e é claro que a nossa equipe também irá auxiliar nessa implementação.

O CRM não deve ser encarado como um projeto finalizado, mas sim como uma ferramenta em constante evolução, sempre buscando melhorias para suprir as necessidades que surgirem.

A automação de processos e fluxos de trabalho no CRM personalizado reduz muitas etapas manuais e processos repetitivos, aumentando assim a produtividade da equipe. Acompanhe de perto o histórico de interações com os seus clientes, tornando o relacionamento mais próximo e personalizado e garantindo a fidelização deles ao seu negócio.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite a sua simulação gratuita. Nós temos a solução que você precisa para lidar com o dia a dia das operações de importação e exportação sem perder o principal foco, que é a satisfação dos seus clientes. Conte com a UXComex!

 

Produzido por Comexland.

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