O avanço tecnológico internacional vem trazendo uma série de melhorias para a sociedade como um todo. Em especial na última década, diversos avanços e descobertas contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos negócios ao redor do mundo, estimulando também as importações e as exportações globais, tornando-as mais eficientes e presentes no dia a dia dos países, que possuem hoje grandes vantagens no mercado obtidas a partir desses processos.
Nos dois últimos anos, mesmo com todos os malefícios e atrasos causados pela pandemia de Covid-19, as importações e exportações brasileiras também vêm se beneficiando desses avanços tecnológicos e ganhando ainda mais destaque devido aos novos processos que
permitem operações mais ágeis e eficientes.
Algumas novidades no Portal Único Siscomex vem ajudando importadores e exportadores a obterem vantagens em suas operações, seguem algumas das principais medidas de desburocratização trazidas pelo Siscomex:
– Declaração Única de Importação (DUIMP):
Substituta da Declaração de Importação (DI), a DUIMP é o novo documento eletrônico no qual devem ser compiladas todas as informações da mercadoria. Ao reunir todos os dados relacionados aos aspectos de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária e fiscal, há um aumento na facilitação e no controle das importações pelos órgãos competentes da administração pública na execução de suas atribuições legais.
– Declaração Única de Exportação (DU-E):
Assim como a DI vem sendo substituída pela DUIMP, a Declaração de Exportação também ganhou sua versão eletrônica nas atualizações do Siscomex e agora temos a Declaração Única de Exportação (DU-E), sendo esse um documento eletrônico com os mesmos objetivos da DUIMP – facilitar, agilizar e tornar menos onerosas o processo de liberação das mercadorias.
– Catálogo de produtos:
Dentre as novidades do Novo Processo de Importação (NPI), temos o módulo “Catálogo de Produtos”, o qual é integrado com a DUIMP. Esse módulo facilita o preenchimento da DUIMP utilizando um banco de dados dos produtos já cadastrados para que o importador não precise adicionar as mesmas informações repetitivas todas as vezes em que for declarar determinado produto.
Através deste módulo, há a minimização das chances de erros além do aumento da agilidade no processo como um todo.
– Automatização da guia para pagamento do ICMS:
Em relação ao módulo dePagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE), a nova etapa otimiza os pagamentos das devidas alíquotas e viabiliza a entrega da carga ao importador sem exigência de comprovantes em papel.
Softwares integradores:
A utilização de softwares nos processos vem facilitando a vida de milhares de empresas e é justamente com esse objetivo que a UxComex foi criada. Nós desenvolvemos uma plataforma que integra todos os processos das operações fazendo com que todo o time tenha ciência do andamento das importações e exportações. Além disso, o follow up e os alertas automáticos
emitidos ajudam no controle do andamento dos processos fazendo com que o risco de atrasos e multas sejam minimizados.
E você, importador, exportador ou agente de cargas, já está habituado com essas novidades?
Não tema a concorrência e não fique pra trás nas principais atualizações do mercado.