Desde o início dos rumores da invasão russa ao território ucraniano, temos ouvido falar bastante sobre a OTAN, que foi um dos motivos da invasão, inclusive. Nas últimas semanas, acompanhamos também alguns países europeus (como a Suécia e a Finlândia) que submeteram pedidos oficiais de adesão à organização enquanto a Rússia tenta impedir a aproximação da Ucrânia com a OTAN.
Mas, afinal, o que é a OTAN e por que todo esse alvoroço sobre a adesão ao não?
A sigla OTAN significa Organização do Tratado do Atlântico Norte, que consiste em um tratado assinado em 1949 em Washington DC nos Estados Unidos por doze países, os membros fundadores, sendo eles: Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Atualmente, a organização já conta com 30 membros, seguem os países que aderiram posteriormente e suas respectivas datas de entrada:
- Albânia (2009)
- Alemanha (1955)
- Bulgária (2004)
- Croácia (2009)
- Eslováquia (2004)
- Eslovénia (2004)
- Espanha (1982)
- Estónia (2004)
- Grécia (1952)
- Hungria (1999)
- Letónia (2004)
- Lituânia (2004)
- Macedónia do Norte (2020)
- Montenegro (2017)
- Polónia (1999)
- República Checa (1999)
- Roménia (2004)
- Turquia (1952)
Resumidamente, a OTAN foi criada após o final da Segunda Guerra Mundial num cenário de bipolaridade internacional, com o propósito de ser uma aliança militar intergovernamental com foco na defesa e manutenção da paz, estando baseada em três pilares: defesa coletiva dos Estado membros, impedimento do militarismo nacionalista na Europa através da presença dos EUA no continente e o encorajamento da integração política europeia.
Comércio Exterior: decisão local, impacto global
Em relação ao comércio internacional de bens e serviços, a organização possui uma grande influência (direta ou indiretamente) sobre tudo que ocorre. O poder da OTAN influencia diversas decisões político-econômicas, primeiramente por ser formada por diversos países que possuem economias bem consolidadas e também por estar em contato com demais organizações de níveis globais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE).
A OTAN representa um dos principais pólos de poder do globo, em termos políticos, militares, econômicos e até mesmo culturais, sendo assim, qualquer decisão tomada impacta diretamente o comércio global, como por exemplo nesse exato momento de conflito na região da Ucrânia, onde podemos acompanhar o impacto no fornecimento de diversos produtos ao redor do mundo, seja por sanções aplicadas à Rússia ou pela alta na cotação internacional dos preços.
Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior é produtora de conteúdo da página ComexLand, possui experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.