A cidade de Manaus, localizada no norte do Brasil e capital do maior estado do país, o Amazonas, desempenha um papel estratégico no comércio exterior, devido à sua localização geográfica privilegiada, bem como ao seu status de Zona Franca de Manaus (ZFM).
A cidade possui uma importância singular para o comércio exterior, por isso, trouxemos hoje alguns pontos-chave que destacam sua relevância para o Brasil e para o mundo.
Ao analisarmos a sua localização geográfica, percebemos que Manaus está situada na confluência dos rios Negro e Solimões, no coração da maior floresta tropical do mundo, tornando-a torna um ponto de acesso crucial para o transporte fluvial na região amazônica, permitindo o escoamento de produtos da Amazônia para o mercado internacional e vice-versa.
Outro fator que colabora significativamente para o desenvolvimento da região é a Zona Franca de Manaus, uma área de livre comércio com incentivos fiscais que atrai investimentos e empresas de todo o mundo.
Empresas que se estabelecem na ZFM podem usufruir de benefícios como isenção de impostos de importação, redução de impostos federais e incentivos para a produção local, tornando a cidade um hub de manufatura e montagem de eletrônicos, produtos químicos, e outros setores.
Nós também não podemos deixar de citar como a região amazônica é rica em recursos naturais, como madeira, minérios, ervas medicinais e produtos derivados da floresta, tornando Manaus um centro para a exportação desses produtos para mercados internacionais, itens que muitas vezes são exclusivamente brasileiros e possuem alta demanda.
A região de Manaus possui uma infraestrutura de transporte bem desenvolvida, com portos fluviais, aeroportos e uma rede de rodovias que a ligam ao restante do Brasil, o que facilita o movimento de mercadorias para o interior do país e o envio para o exterior.
E para melhorar ainda mais o seu desempenho, a cidade tem investido em infraestrutura tecnológica e educação, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia, o que tem atraído empresas de alta tecnologia e impulsionado a economia.
Cenário atual de Manaus:
Desde o mês de agosto deste ano, 2023, essa região tão importante para diferentes segmentos vem enfrentando uma crise ambiental como nunca antes vista. É comum que em determinada época do ano a região amazônica enfrente um período de seca, no entanto, esse ano o período de estiagem se intensificou na região e mais de 500 mil pessoas estão sendo afetadas diretamente. O Porto de Manaus registrou em 27 de outubro de 2023 o seu nível mais baixo de água desde o início da medição, há 121 anos, atingindo 12,7 metros.
Com a dificuldade de transporte na região, houve a suspensão de diversos navios, impactando assim o transporte na região. Logo, forma-se um efeito dominó, onde itens como celulares e televisões podem ficar mais caros pela diminuição da oferta de frete e demais dificuldades.
Produzido por Comexland – Marketing para Comex