Tecnologia e Comércio Exterior andam lado a lado! Quanto mais rápida a evolução tecnológica, mais melhorias para os processos de importação e exportação. Sempre atuando em prol de mais agilidade e segurança para os seus processos, vamos falar hoje de uma importante ferramenta que está prestes a ser lançada e que faz parte do Novo
Processo de Importação, o CCT aéreo!
Adeus Mantra
O Siscomex Mantra, que funciona há mais de 25 anos, terá seu fim definitivo ainda este ano, pois será substituído pelo módulo de Controle de Carga e Trânsito do modal aéreo, conhecido pela sua sigla CCT Aéreo que entrou em fase piloto hoje.
Com a evolução tecnológica e o surgimento de novas ferramentas que facilitam a logística como um todo, o Mantra foi se tornando cada vez mais obsoleto por não fornecer informações antecipadas do voo, por exigir a inserção de informações repetitivas, pela complexidade nos controles aduaneiros por parte das companhias aéreas, dos despachantes e agentes de carga além do alto nível de intervenção manual, que complica e pode gerar ainda mais problemas no dia a dia, principalmente quando erros ocorrem durante a inserção dos dados, tornando o processo de liberação das cargas muito menos eficiente.
Logo, o CCT Aéreo está surgindo com o propósito de agilizar em até 80% o tempo de liberação das cargas na importação e outros benefícios, como:
- Transparência no fluxo de cargas;
- Simplificação do follow-up da carga;
- Maior segurança do controle aduaneiro;
- Atendimento a todos os Incoterms;
- Eliminação da burocracia nos aeroportos;
- Racionalização dos recursos das unidades da Receita Federal.
O que muda com o CCT Aéreo?
A principal mudança entre os processos é que com o CCT Aéreo, diferentemente do Mantra, empresas e agentes de carga terão acesso somente a algumas funcionalidades em relação às informações da carga. Até então, eles conseguiam acesso total a diversos dados via certificado digital, que não estarão mais disponíveis no CCT.
Sendo assim, será necessário um sistema próprio para que as companhias aéreas e os agentes de carga acessem esses serviços e possam passar os arquivos para a Receita Federal, sendo o CCT o responsável pelas informações da localização da carga de importação e sua movimentação ao longo de todo o despacho aduaneiro.
A sua empresa já está preparada para se adequar aos padrões do CCT Aéreo? Conheça o nosso sistema e entenda como podemos te ajudar nessa revolução tecnológica do Comércio Exterior. Conte com a UxComex!
Guia completo CCT Aéreo da UXComex
Com a implementação deste novo sistema, surge várias dúvidas sobre o seu funcionamento.
Por isso, a UXComex preparou um GUIA COMPLETO para te ajudar a esclarecer tópico por tópico!
Com nossas dicas valiosas, será muito mais fácil você se preparar para essa mudança!
Além disso, o nosso C.E.O gravou um treinamento, mostrando como montar um processo no sistema UXComex com as novas funcionalidades do CCT.
Produzido por Comexland