Introdução:
O Controle de Carga e Trânsito do modal aéreo, mais conhecido como CCT Aéreo, foi criado para substituir o Siscomex Mantra e já está em vigor desde o início do mês, ajudando na eficiência das importações brasileiras realizadas pelo modal aéreo. O novo sistema promete reduzir o tempo de liberação das cargas, eliminando custos e burocracia, tornando assim o Comércio Exterior brasileiro ainda mais competitivo.
Os agentes de cargas, companhias aéreas, importadores e despachantes aduaneiros estão se adaptando a essa nova realidade no Comércio Exterior e é comum vermos relatos de prós e contras da utilização do CCT Aéreo, que promete beneficiar as importações do nosso país.
Principais ganhos a serem obtidos com o CCT Aéreo:
Para exemplificar esses benefícios trazidos pelo CCT, trouxemos hoje uma lista com os principais ganhos a serem obtidos com esse novo sistema. Confira:
Gestão de Divergências feitas pelas companhias aéreas e agentes de carga:
Uma das principais atualizações, a qual as empresas ainda estão se adaptando, está relacionada à inserção de dados no novo sistema. Anteriormente, quando utilizava- se o Siscomex Mantra, que ficou em vigor por mais de 25 anos, a concessionária do aeroporto de destino e a Receita Federal eram responsáveis pela inserção de informações, mas agora, as companhias áreas e os agentes de carga estão encarregados dessa missão.
Logo, eles precisam se atentar ao prazo de entrega da carga para incluir os dados com antecedência no sistema, além de atentar-se a cada detalhe do MAWB e do HAWB, evitando conflitos de informação no momento da conferência.
Aplicação de multa somente para omissão na declaração:
Muitas empresas se assustaram quando falou-se sobre a multa de R$5 mil que poderia ser aplicada em caso de divergência nas informações inseridas. A incidência dessa multa ainda não está em vigor, visto que o CCT Aéreo ainda está em fase de adaptação, mas é interessante salientar que essa cobrança irá ocorrer apenas em casos de omissão na declaração dos dados da carga, visto que o controle de divergências será feito como análise de riscos pela Receita Federal do Brasil.
Eficiência:
Assim como citamos anteriormente, o CCT aéreo promete reduzir em até 40% o tempo de liberação das cargas de importação nos aeroportos brasileiros. Nos últimos anos, uma série de medidas realizadas pelo Governo vem ajudando o Comércio Exterior Brasileiro a se tornar cada vez mais competitivo, como a implementação da Declaração Única de Importação (Duimp), a Declaração Única de Exportação (DU-E), o catálogo de produtos e demais atualizações no Portal Único Siscomex.
Conclusão:
E a sua empresa, já está habituada com essas atualizações que tem tornado o Comércio Exterior brasileiro bem menos complicado? Importadores e exportadores estão sempre em busca de agilidade para os seus processos e diante de um mercado tão aquecido, diversas empresas buscam soluções para tornar essas operações logísticas cada vez mais eficientes.
Não perca mais tempo, ofereça a seus clientes ferramentas ágeis de agenciamento de cargas com atualizações constantes e a unificação de todas as etapas do processo em um único ambiente. Conheça o sistema UXComex e garanta muito mais eficiência no agenciamento de cargas internacionais!
Produzido por Comexland.