Na semana que vem, nós estaremos presentes na Feira Logistique 2023, que irá ocorrer entre os dias 22 e 24 na cidade de Joinville em Santa Catarina. Por isso, iremos falar hoje sobre o mercado logístico na região sul do Brasil, que possui importantes portas de entrada e saída de mercadorias no país.

Vamos entender como cada um dos três estados que compõem a região sul do Brasil estão em relação às importações e exportações brasileiras?

Paraná

Vamos iniciar pelo Paraná, que faz divisa com os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
Segundo dados do Ministério da Economia, em 2022 o estado foi o 4º que mais realizou importações no Brasil e o 6º no ranking das exportações brasileiras. O estado tem como destaque em sua pauta exportadora, produtos do agronegócio, como soja, frango, açúcar, gorduras e celulose.

Santa Catarina

O estado de Santa Catarina, por sua vez, que tem como capital a cidade de Florianópolis, se destaca nos embarques de carnes de frango e de porco e alguns itens a serem utilizados na indústria, como geradores elétricos, motores, dentre outros, além da soja, assim como o Paraná. No ano passado, o estado de Santa Catarina ficou no 2º lugar geral do ranking de importações brasileiras, perdendo apenas para São Paulo, enquanto nas exportações ele ocupou a 10º colocação.

Rio Grande do Sul

Por fim, o Rio Grande do Sul, localizado no extremo sul do Brasil e que faz fronteira com Santa Catarina,
Uruguai e Argentina, ficou no 6º lugar do ranking de importações em 2022 e na 5ª colocação dentre os principais exportadores, sendo o frango, o tabaco, a soja e a celulose os maiores destaques do estado.

Logistique 2023

A Logistique 2023 promete superar todas as expectativas ao proporcionar uma plataforma de encontro e compartilhamento de conhecimento para profissionais e empresas atuantes no comércio exterior. O evento é uma oportunidade única para que sua empresa possa expandir sua rede de contatos, conhecer as mais recentes inovações tecnológicas e tendências do setor, além de trocar experiências com especialistas renomados.

Durante os três dias da feira, haverá uma variedade de atividades, como palestras, painéis de discussão,
workshops práticos e exposições de produtos e serviços inovadores.

Você terá a chance de estabelecer parcerias estratégicas, ampliar seu conhecimento sobre as melhores práticas em logística internacional e explorar soluções sob medida para otimizar suas operações de comércio exterior além de aprofundar sua mentalidade empreendedora e aprender mais sobre esse universo da logística internacional através das palestras ministrados por Clovis Tramontina, que irá contar como funcionou a internacionalização do seu
negócio mundo afora Karin Schöner, presidente da Maersk na Costa Leste da América do Sul, Cassio Schreiner,
Presidente Porto Itapoá, Eduardo Nery, diretor geral da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ)
e muito mais!

E é claro que nós não iremos ficar de fora dessa, nossa equipe UXComex, líder em tecnologia para Comércio Exterior, estará presente trazendo ainda mais valor e relevância para o evento.

Não perca a oportunidade de participar da Feira Logistique 2023 e estar à frente das últimas tendências e
desenvolvimentos em logística e comércio exterior. Sua presença será fundamental para enriquecer as
discussões e contribuir para o crescimento contínuo do setor junto com a UXComex que é referência em
tecnologia para empresas de Comércio Exterior.

 

Produzido por Comexland.

Leave A Comment