A gestão ágil é um ciclo contínuo de aprendizado e melhoria e é essencial em diversos setores, inclusive no Comércio Exterior, onde uma série de operações logísticas estão interligadas para garantir o sucesso das importações e exportações.
Além de executar um bom trabalho, analisar o desempenho das ações é muito importante no dia a dia operacional para entender melhor os pontos de atenção e as melhorias a serem implementadas. Você sabia que através do nosso software você poderá executar tudo isso em um único ambiente? Com ele, é possível avaliar a eficácia das suas operações e implementar as mudanças necessárias para garantir operações cada vez mais bem estruturadas!
Aqui estão algumas dicas que separamos para que você, que atua diariamente nos processos de importação e exportação, possa utilizar a gestão ágil da maneira mais eficiente possível em suas operações:
Métricas orientadas a valor:
Um dos pontos da gestão ágil se concentra em medir o valor entregue ao cliente e pode ser aplicada para diferentes produtos ou serviços.
Ao estabelecer métricas que rastreiam o valor gerado pelas operações logísticas, como satisfação do cliente, tempo de entrega ou taxa de devolução, é possível avaliar o sucesso geral das operações, identificando quando e porque existiram atrasos e demais pontos negativos que geram algum tipo de prejuízo ou insatisfação do cliente.
Ciclos curtos de feedback:
A gestão ágil baseia-se em ciclos curtos de feedback, nos quais os resultados são avaliados regularmente. Isso permite identificar rapidamente quaisquer problemas ou ineficiências nas operações logísticas, permitindo ajustes imediatos para melhorar o desempenho. Resumidamente, é como não esperar o
problema se tornar grave para tomar ações corretivas, mas identificá-los em curto espaço de tempo.
Melhoria contínua:
Outro ponto positivo da gestão ágil é a questão de encorajar a melhoria contínua das operações logísticas. Através de retrospectivas regulares, a equipe responsável pelos processos pode analisar o desempenho passado, identificar áreas de melhoria e implementar ações corretivas. Essa abordagem ajuda a otimizar o desempenho ao longo do tempo e a alcançar melhores resultados.
Transparência e colaboração:
A promoção da transparência e a colaboração entre as equipes envolvidas nas operações logísticas é essencial para qualquer processo.
Ao envolver todas as partes interessadas, como fornecedores, transportadoras e equipes internas, é possível obter informações valiosas sobre o desempenho geral do processo logístico, identificando assim possíveis gargalos, resolvendo problemas de forma colaborativa e efetuando melhorias na eficiência como um todo.
Flexibilidade e adaptação:
A flexibilidade e a capacidade de adaptação às mudanças nas condições de mercado ou nas necessidades dos clientes também é valorizada pelas ferramentas de gestão ágil, que ao serem utilizadas nas operações logísticas, as equipes são capazes de responder rapidamente a mudanças e ajustar suas estratégias e processos para maximizar o sucesso.
Ainda não sabe por onde começar? Não fique perdido e se destaque frente à concorrência. Ofereça aos seus clientes a facilidade na análise de dados essenciais sobre as operações logísticas de importação e exportação, que ajudarão a elevar o patamar da empresa para outro nível. Nós atuamos com a simplificação e a integração dos processos em nossa plataforma a fim de tornar viável a todos os operadores a implementação de melhorias contínuas em seus processos.
Conte com as nossas soluções personalizadas para o seu negócio!
Produzido por Comexland