Com o passar dos anos e o avanço tecnológico, uma série de setores vêm sendo beneficiados com o surgimento de novas ferramentas que contribuem para o desenvolvimento e o aumento da eficiência de seus processos. Além do desenvolvimento dos principais setores da economia, o nosso dia a dia também é beneficiado com a automatização dos processos, visto que temos hoje na palma da mão uma série de facilidades e informações, o que seria inimaginável há 30 anos atrás, por exemplo.

No artigo de hoje, nós iremos focar nesse assunto que está tão presente em nosso cotidiano, a tecnologia e a automação, e como as operações de importação e exportação têm sido beneficiadas com elas.

Documentação mais prática

Um dos grandes dilemas que importadores e exportadores ainda enfrentam está relacionado à documentação exigida nos processos. Existe uma série de documentos exigidos pelo órgãos competentes que devem ser apresentados também com sua via física e é claro que a automação tem sido amplamente adotada no comércio exterior para automatizar tarefas repetitivas e baseadas em papel, como o preenchimento de formulários, a geração de faturas e a preparação de documentos de importação e exportação. Isso resulta em uma maior agilidade e eficiência no processamento de documentos, reduzindo a probabilidade de erros humanos e acelerando o tempo necessário para concluir transações comerciais.

Rastreamento e o monitoramento das cargas em tempo real

A otimização de rastreamento e o monitoramento das cargas em tempo real, que era algo bem distante da realidade, também já é considerado uma tarefa comum com o uso de tecnologias de rastreamento e sensores. A automação adotada nessas operações possibilita o monitoramento em tempo real de cargas e mercadorias em trânsito, seja no
modal aéreo, marítimo ou rodoviário. Isso permite que os profissionais do comércio exterior tenham uma visão abrangente da cadeia de suprimentos, garantindo a visibilidade dos produtos durante todo o processo logístico e auxiliando na tomada de decisões.

Inteligência artificial (IA)

A automação baseada em inteligência artificial (IA) também tem o potencial de revolucionar o comércio exterior, pois pode analisar grandes volumes de dados de forma rápida e precisa. Os algoritmos de IA podem ajudar na previsão da demanda, identificar padrões de compra, otimizar rotas de transporte e até mesmo sugerir melhores estratégias de precificação, proporcionando aos profissionais insights valiosos para aprimorar suas operações.

Plataformas de e-commerce

Outro processo que podemos perceber facilmente o impacto da automação é no comércio eletrônico, que vem aumentando cada vez mais com a criação de plataformas de e-commerce que facilitam as importações até mesmo de pessoa física. Através da automação, há muito mais facilidade no desembaraço aduaneiro, no processo de
classificação tarifária, na verificação de documentos e no controle alfandegário como um todo, tornando mais fácil para os profissionais do comércio exterior atenderem às crescentes demandas do comércio online.

No geral, a automação está revolucionando a forma como os profissionais do comércio exterior gerenciam suas operações, tornando-as mais eficientes, ágeis, precisas e adaptáveis ao ambiente comercial em constante mudança. À medida que novas tecnologias e avanços continuam a surgir, é provável que a automação desempenhe um papel ainda mais significativo no futuro do comércio internacional.

Conclusão

A sua empresa está estagnada em processos lentos, manuais e repetitivos ou você já possui a solução UxComex para revolucionar esses processos?

Conheça o nosso software, garanta a sua simulação e entenda tudo que podemos fazer para impulsionar o dia a dia das operações de importação e exportação dos seus clientes, tornando o seu negócio muito mais atrativo no mercado! Conte com a UxComex!

 

Produzido por Comexland

Leave A Comment