Os processos de importação e exportação são compostos por uma série de etapas que muitas vezes são consideradas complexas para os importadores e exportadores devido a necessidade do cumprimento de uma série de exigências, a necessidade de estar em contato com diversos fornecedores locais e internacionais além de cuidar da parte tributária, cambial e fiscal das operações.

Pensando nisso, a UxComex facilita o dia a dia de diversas empresas e agentes de carga através da nossa plataforma que reúne todas as etapas do processo em um único ambiente, facilitando o fluxo logístico e a comunicação entre todos os setores, além de ser essencial para o gerenciamento geral das importações e exportações de forma muito mais eficiente.

Para te ajudar nisso, trouxemos hoje algumas dicas que irão auxiliar suas importações e exportações, garantindo muito mais eficiência, confira:

Pesquise e entenda as regulamentações:

Familiarize-se com as regulamentações e os requisitos alfandegários e aduaneiros do país de origem e de destino, entendendo quais serão as tarifas, se há restrições, tratados comerciais que facilitarão o embarque e a documentação necessária. Contar com a ajuda de um especialista em comércio exterior ou um despachante aduaneiro pode ajudar nesse processo.

Planejamento logístico:

Garanta uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, considerando prazos e valores dos diferentes modais de transporte, do seguro de carga e da armazenagem. Trabalhe com parceiros logísticos confiáveis e busque otimizar os processos de transporte e manuseio de mercadorias, reduzindo assim riscos de extravios, perdas, danos ou atrasos nas entregas..

Classificação correta de mercadorias:

Utilize a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para determinar a categoria correta de seus produtos. Faz-se necessário, às vezes, a contratação de um especialista em classificação fiscal, visto que a classificação incorreta das mercadorias pode levar a erros nos cálculos de tarifas e causar atrasos nas alfândegas e custos extras.

Documentação precisa:

Faça um check-list pré-embarque contendo todos os documentos necessários, como as faturas comerciais, conhecimentos de embarque (seja B/L ou AWB), certificados de origem e documentos do seguro. A falta de documentação ou documentos preenchidos corretamente podem resultar em atrasos e custos adicionais.

Automação de processos:

Considere a utilização de sistemas automatizados de gerenciamento de comércio exterior ou softwares especializados para simplificar e agilizar os processos de importação e exportação. Essas ferramentas podem ajudar a rastrear, documentar e gerenciar todas as etapas do comércio internacional. A nossa solução possui todos esses benefícios que aumentarão a eficiência das suas importações e exportações.

Tenha parceiros estratégicos:

Fuja de ciladas! Escolha parceiros e fornecedores que possuam uma boa reputação no mercado e garanta operações mais tranquilas, dessa forma, você também terá mais tempo para gerenciar o seu negócio e focar no seu core business enquanto os especialistas em outros segmentos realizem as ações necessárias para o andamento das importações e exportações.

 

E você, ainda tem dúvidas sobre essas questões e não sabe por onde começar? Não perca tempo! Entre em contato com a nossa equipe e solicite a sua simulação, dessa forma, você levará sua empresa a um outro patamar tecnológico e, claro, conquistará muito mais confiança no mercado e novos clientes.

 

Produzido por Comexland.

Leave A Comment