Você sabe o significado da sigla KPI e qual a sua importância? Além de fazer parte do dia a dia de empresas de
diversos segmentos, eles também são muito importantes no Comércio Exterior. KPI é a sigla para “Key
Performance Indicators”, que em português significa “Indicadores Chave de Desempenho”.
Eles funcionam como métricas e são utilizados para demonstrar o desempenho de um negócio ou de um
processo específico, com o objetivo de avaliar o sucesso em relação a metas e objetivos definidos. Os KPIs
podem ser utilizados em diversas áreas de uma empresa, como vendas, marketing, finanças, recursos
humanos, entre outras. Eles também podem variar de acordo com o tipo de negócio e os objetivos estratégicos
definidos.
Alguns exemplos de KPIs comuns incluem o número de vendas, o custo de aquisição de clientes, a taxa de
conversão de visitantes em leads, o tempo médio de atendimento ao cliente, o índice de satisfação do cliente e o
lucro líquido. A escolha dos KPIs corretos é fundamental para avaliar a performance da empresa de forma
efetiva e tomar decisões baseadas em dados. É importante que os KPIs estejam alinhados aos objetivos
estratégicos da empresa e sejam mensuráveis, relevantes, específicos, realistas e limitados no tempo.
E no Comércio Exterior?
Agora que nós já entendemos brevemente a definição, as aplicações e a importância desses indicadores de
desempenho para as empresas no geral, que tal contextualizarmos para o nosso segmento, que é o Comércio
Exterior?
As importações e exportações são operações logísticas complexas e por isso elas requerem bastante atenção,
evitando assim problemas que possam diminuir a margem de lucro dessas operações e atrasar as entregas.
Muitos clientes atuam com prazos bem apertados e para garantir que as entregas sejam feitas dentro do limite
acordado, a análise de KPIs se torna fundamental.
Confira alguns KPIs que podem te ajudar na otimização das operações:
Monitoramento de resultados:
Através da análise dos KPIs, as empresas podem monitorar seus resultados em relação às metas estabelecidas, como o volume de vendas, a rentabilidade das operações de importação e exportação dentro de determinado período, o tempo de entrega dos produtos, entre outros indicadores importantes para o setor.
Identificação de oportunidades: as empresas buscam a todo momento a identificação de novas oportunidades de negócios e ganhos. Por isso, ao monitorar os KPIs, as empresas podem identificar alguns pontos para melhorar seu desempenho, como a redução de custos logísticos, o aumento da eficiência no processo de desembaraço aduaneiro, entre outras ações que podem gerar ganhos de competitividade.
Tomada de decisão baseada em dados:
Os KPIs fornecem informações objetivas sobre o desempenho da empresa, permitindo que a gestão tome decisões baseadas em dados, em vez de suposições ou intuições. Quando uma decisão é tomada com base em dados gerados por fatos que ocorreram anteriormente, as chances de sucesso são bem maiores.
Avaliação do desempenho da cadeia de suprimentos:
Os KPIs também permitem que as empresas avaliem o desempenho de seus fornecedores e parceiros logísticos, identificando gargalos e oportunidades de melhoria na cadeia de suprimentos.
E a sua empresa? Ela cuida dos KPIs e sabe como aplicá-los da melhor forma, fornecendo aos importadores e
exportadores a redução dos custos logísticos, do lead time dentre outros benefícios? A UxComex pode te ajudar
através da implementação do nosso sistema para os seus negócios. Conte conosco!
Produzido por Comexland.