O Comércio Exterior é uma área que está em constantes mudanças, e é claro que essas mudanças trazem consigo uma série de desafios. Por se tratar de operações de âmbito internacional, um fato que ocorre em determinado país muitas vezes impacta rapidamente todo o mundo, cabendo aos importadores, exportadores, agentes de carga, traders e despachantes aduaneiros traçar maneiras
de contornar os desafios e criar soluções para garantir o sucesso das operações.
Vamos entender o atual momento do Comércio Exterior e como a cadeia logística global tem sido impactada, tanto positivamente como negativamente?
Um dos cenários que representa o atual panorama do comércio exterior é a questão da tecnologia, cujo avanço vem transformando a maneira de importar e exportar, tornando as operações muito mais seguras, eficientes, sustentáveis e menos burocráticas. Além da questão tecnológica, que é crucial para o desenvolvimento dos negócios, tanto localmente como no âmbito internacional, outro fato que
vem trazendo uma série de alterações no Comércio Exterior são as tensões comerciais que envolvem as duas maiores potências econômicas do mundo, China e Estados Unidos. Há anos, os dois países disputam a liderança no cenário e diversas sanções são aplicadas comprometendo toda a cadeia logística internacional.
Nós não podemos deixar de citar também a questão do frete marítimo internacional e suas oscilações nos últimos anos. Durante o período mais crítico da pandemia, o valor do frete internacional atingiu o seu recorde histórico devido ao fechamento dos portos e atrasos que impactaram as importações e exportações globais. Outro fator que tem afetado o frete marítimo é o aumento dos custos do combustível, o que tem levado as companhias de navegação a repassar esses custos aos clientes por meio de aumentos nos preços do frete.
Além disso, a crise financeira global também tem afetado o comércio internacional, com a diminuição da demanda por produtos e serviços em muitos países. Apesar desses desafios, o frete marítimo continua sendo uma opção importante e eficiente para o comércio internacional, especialmente para o transporte de grandes quantidades de mercadorias e produtos de longa distância. As empresas de transporte marítimo têm buscado soluções para minimizar os impactos da pandemia e garantir a continuidade do serviço, como o uso de novas rotas e a adoção de medidas de segurança adicionais para a tripulação e a carga transportada, tanto que desde o último trimestre de 2022 os valores de frete já atingiram os patamares pré-pandemia, tornando o ambiente de negócios internacionais muito mais apropriado para importadores e exportadores.
A guerra na Ucrânia, que teve início há mais de um ano, também tem tido um impacto significativo no comércio exterior, tanto para a Ucrânia quanto para outros países que possuem relações com o país. A guerra vem causando bastante instabilidade econômica e política, levando a uma queda na confiança dos investidores e das empresas que operam na região. Isso acaba levando a um declínio no comércio exterior, reduzindo significativamente as operações. A Rússia, que é uma grande parceira comercial da Ucrânia, tem sido afetada pelas sanções internacionais devido à sua participação na guerra e tais restrições afetam o comércio exterior como um todo, fazendo com que
países que dependiam de produtos russos busquem novos fornecedores enquanto muitos enfrentam a escassez de determinados produtos essenciais.
Essas são algumas das principais fases que o comércio exterior vem enfrentando atualmente, sendo um cenário bastante desafiador para empresas de diversos portes e segmentos.
Não fique para trás! Garanta mais tecnologia para os seus embarques através do software UxComex, reduzindo a burocracia dos seus processos e aumentando a eficiência. Conte conosco!
Produzido por Comexland