O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas vem trazendo uma série de melhorias para a sociedade e também para diversos segmentos da economia, da indústria e dos negócios no geral. Com tudo isso, o Comércio Exterior também vem se beneficiando desse desenvolvimento tecnológico, trazendo muitas facilidades para importadores e exportadores de todo o mundo.
Para entender melhor como a tecnologia vem ajudando a cadeia logística internacional e se desenvolver, trouxemos alguns exemplos de ferramentas muito utilizadas por empresas que realizam operações de importação e exportação.
Sistemas de gestão de comércio exterior:
Os sistemas de gestão são softwares que ajudam empresas a gerenciar todas as etapas do processo de comércio exterior, desde a cotação até a entrega final. Esses sistemas integram informações de diversas áreas, como finanças, logística, compliance, entre outras, tornando o processo mais eficiente e automatizado. A sua empresa já possui um software eficiente que permite a eficiência dos processos e a redução dos custos operacionais? Não perca mais tempo, conheça o nosso software UxComex e entenda como otimizar suas operações conosco.
Plataformas de e-commerce:
Plataformas de e-commerce (ou comércio eletrônico), como o Alibaba e o Amazon, permitem que empresas do mundo todo vendam seus produtos para consumidores de outros países. Essas plataformas oferecem uma infraestrutura completa para as transações comerciais, incluindo pagamento, logística e suporte ao cliente. Sites como esses são amplamente utilizados por pequenos importadores e exportadores que aproveitam a infraestrutura oferecida para fechar negócios com todo o mundo.
Sistemas de rastreamento de carga:
Uma das dificuldades enfrentadas por agentes de carga está relacionada ao rastreamento de carga, visto que o follow-up atualizado permite evitar muitos erros, multas e atrasos. Por isso, tecnologias como o GPS e o RFID estão presentes no Comércio Exterior ajudando empresas a monitorarem a localização e o status de seus produtos em tempo real. Isso ajuda a evitar a perda de cargas e reduzir os riscos de atrasos e avarias.
Certificação digital:
A certificação digital é um mecanismo de segurança que ajuda a garantir a autenticidade e integridade das transações comerciais. Ela é usada para assinar documentos eletrônicos, como contratos e faturas, e também para garantir a segurança das transações financeiras.
Big data:
A utilização de big data tem sido muito importante para o comércio exterior, pois permite que as empresas analisem grandes quantidades de dados para tomar decisões mais informadas e estratégicas. Algumas das aplicações do Big Data no comércio exterior incluem a análise de mercado, análise de riscos, gestão da cadeia de suprimentos, previsão da demanda e análise de dados internacionais.
Que tal dar mais um passo rumo ao avanço da sua empresa e garantir resultados mais satisfatórios nas operações internacionais dos seus clientes através de recursos tecnológicos? Entre em contato com a nossa equipe e entenda mais sobre a nossa atuação no Comércio Exterior e como o nosso software pode ajudar você a economizar e gerar resultados de excelência com muito mais facilidade!
Produzido por Comexland.