As dicas que trouxemos hoje são para agentes de carga que precisam garantir mais eficiência nas operações logísticas de seus clientes. Para entender melhor, que tal saber mais sobre a importância do agente de carga nas importações e exportações e suas principais funções?
Um agente de cargas, também conhecido como agente de frete ou agente de transporte, é uma pessoa ou empresa que atua como intermediário entre o transportador (como navios, aviões, caminhões ou trens) e o proprietário da carga (como um importador ou exportador).
O papel do agente de cargas é organizar a logística e coordenar o transporte de mercadorias de um local para outro. Isso pode incluir a reserva de espaço no transporte, o preenchimento de documentos de transporte, o rastreamento de remessas, o manuseio de seguros e a resolução de problemas logísticos.
Os agentes de cargas podem trabalhar para empresas de transporte de mercadorias, empresas de logística, ou podem ser independentes e trabalhar como agentes de frete ou corretoras de cargas.
Eles desempenham um papel importante no comércio global, ajudando a facilitar a movimentação de bens e mercadorias de um país para outro.
No entanto, para que eles consigam desempenhar bem suas funções, garantindo aos clientes um excelente custo-benefício, trouxemos dicas de algumas ações as quais eles devem se atentar em realizá-las:
Soluções personalizadas:
Criar soluções personalizadas para cada operação é muito importante para que os agentes de carga mantenham uma boa base de clientes e garanta-os um excelente custo-benefício. Mesmo que o agente possua um amplo conhecimento do segmento e bastante experiência de mercado, não faz sentido utilizar as mesmas estratégias em todas as operações, por mais semelhantes que sejam, visto que cada operação é única, pois o valor do frete varia, assim como as necessidades do cliente, o Incoterm acordado, a disponibilidade da carga, dentre outros fatores. Sendo assim, desde a etapa de planejamento da importação ou exportação, se atente aos principais pontos exigidos pelo cliente e busque soluções inovadoras a fim de garantir a ele as melhores soluções com o melhor custo-benefício.
Coletar e analisar dados:
Um bom agente de cargas deve se atentar aos dados estatísticos de operações anteriores e do cenário global como um todo, garantindo assim que a partir de informações anteriores, as ações tomadas tenham um bom embasamento, evitando novidades desagradáveis. Além disso, é essencial se atentar a tudo o que acontece no comércio internacional, estando sempre antenado às principais tendências e informações políticas e econômicas globais, visto que essas situações interferem diretamente no dia a dia das importações e exportações.
Contar com recursos tecnológicos:
Um bom agente de cargas deve estar antenado às principais ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, utilizando delas a seu favor. Um bom software de Comércio Exterior, como o da UxComex, é uma ferramenta essencial para agentes de carga que precisam agilizar e dar mais eficiência aos seus processos, evitando também multas e custos extras, garantindo assim um ambiente completo com todas as informações necessárias para o sucesso da operação.
E você, agente de carga, já está seguindo todos esses passos e obtendo ainda mais sucesso em suas operações? Conte conosco e saiba mais sobre as nossas soluções para a sua empresa!
Produzido por Comexland.