Quem trabalha diariamente com Comércio Exterior já está cansado de utilizar o Siscomex e sabe da sua importância para as operações internacionais.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior é um sistema eletrônico utilizado pelo governo brasileiro para controlar e facilitar o fluxo de mercadorias internacionais do país.

Nos últimos três anos, principalmente, houve um salto gigantesco na evolução desse sistema, que está cada vez mais completo e possui uma série de ferramentas para facilitar as operações de importação e exportação, como a implementação da Declaração Única de
Importação (DUIMP), a Declaração Única de Exportação (DU-E), o catálogo de produtos, fases do licenciamento, pagamento de guias do ICMS e muito mais!

O novo cronograma de implementação pode trazer mudanças significativas na forma como o sistema é utilizado, dependendo da natureza dessas mudanças. Algumas possíveis mudanças incluem a adoção de novas tecnologias para aprimorar a eficiência e a segurança do sistema, a simplificação de processos de importação e exportação, a integração com outros sistemas governamentais, entre outras.

Quer saber mais detalhadamente sobre as mudanças do Siscomex?

No final do ano passado, o governo publicou em seu portal oficial um cronograma atualizado das próximas fases a se desenvolver no Portal Único, gerando grandes expectativas para importadores e exportadores brasileiros que anseiam mais agilidade e menos burocracia em suas operações.

Do cronograma divulgado, seguem as principais atualizações a serem implementadas no decorrer dos próximos meses:

Julho de 2023: Regimes Aduaneiros, Drawback e CCT Aéreo na DI;
Dezembro de 2023: Modal aéreo;
Julho de 2024: Zona Franca de Manaus e Despacho em Zona Secundária;
Dezembro de 2024: Modal terrestre;
2025: Inspeção remota de mercadorias;
2026: CCT Aquaviário e remessas internacionais.

Outra atualização

Ainda esse ano deve ocorrer a aposentadoria do Mantra, que passará a ser utilizado pelo novo sistema Controle de Carga e Trânsito para importações por meio da atual Declaração de Importação (Siscomex DI) no modal de transporte aéreo.

As melhorias já implementadas, e que já são amplamente utilizadas, tem sido de grande importância para as empresas e para o país como um todo, pois facilita o fluxo de mercadorias, agiliza a liberação das cargas na alfândega, ajudando assim na eficiência, na redução de custos e na diminuição considerável do tempo para liberação das cargas.

Grande parte dos importadores e exportadores, seja de pequeno, médio ou grande porte, sabem da importância dessas atualizações para o ganho de eficiência de suas empresas, por isso, aliados nesse propósito de tornar o Comércio Exterior cada vez mais eficiente, a
UXComex desenvolve o sistema mais completo do mercado para aprimorar as importações e exportações dos seus clientes.

Que tal aproveitar as nossas condições, conhecer nosso trabalho e garantir o melhor custo- benefício para o seu negócio?

Conte conosco para evoluir nesse mercado tão desafiador que é o Comércio Exterior e todas as suas vertentes.

 

Produzido por Comexland

Leave A Comment