A contratação de um bom serviço de frete marítimo internacional pode ser um grande desafio para empresas que realizam importações e exportações. O conjunto de etapas, procedimentos e toda a burocracia envolvida para garantir uma operação de sucesso pode
parecer bem complexo para muitas pessoas que ainda estão iniciando no ramo de Comércio Exterior.

Para te ajudar nessa etapa, a UxComex trouxe hoje algumas informações relevantes que irão auxiliar você no momento da escolha de um bom serviço para as suas operações.

Para início de conversa, que tal decifrarmos os termos LCL e FCL?

 

Esses dois termos amplamente utilizados no Comércio Exterior significam “Less Than Container Load” e “Full Container Load”, na tradução para o português, “Menos que uma carga de container” e “Container totalmente carregado”. Ou seja, para operações em que
você não possua carga suficiente para preencher todo o espaço disponível no container, o ideal é que você opte pela modalidade LCL, dividindo assim as suas mercadorias com cargas de outros clientes, pagando apenas pelo espaço que você utilizar. Por outro lado,
caso você possua uma boa quantidade de mercadorias e consiga encher um container com os seus itens, a modalidade a ser escolhida é o FCL, dessa forma, você pagará por todo o espaço do container e terá mais autonomia da operação.

Além disso, é interessante também analisar outros fatores antes de tomar a decisão final a respeito de um assunto tão importante que é o frete internacional. Atente-se ao tipo de mercadoria para escolher qual modal de transporte escolher, saiba também os diferentes
tipos de contêineres que podem ser utilizados nas operações e as rotas disponíveis para que a sua mercadoria chegue dentro do prazo estipulado no destino final.

Após se atentar a tudo isso, é hora de escolher os parceiros logísticos que te ajudarão nas operações. E agora, o que analisar? Para isso, trouxemos dois termos que também são muito comuns entre operadores do Comércio Exterior: Freight Forwarder e NVOCC, você sabe o que eles significam?

 

Freight Forwarder

Os Freight Forwarders, também chamados de transitários e até mesmo de agente de cargas, atuam no frete internacional e providenciam o frete para terceiros fazendo a logística acontecer. Eles também auxiliam em todo o processo de desembaraço aduaneiro, reserva do espaço em determinado navio, embarque e desembarque da carga.

NVOCC

A sigla NVOCC significa Non-Vessel Operating Common Carrier, ou seja, aquele que atua no frete marítimo, se responsabiliza pelo transporte de uma série de cargas, porém não é a companhia marítima e nem a empresa proprietária da embarcação.

O NVOCC presta um papel essencial para pequenas e médias empresas, que como citamos anteriormente, optam pela modalidade LCL, pois é ele quem compra espaços nos contêineres e os reserva para diferentes clientes.

Você já conhecia essas definições? Conta pra gente o que desses termos e se eles fazem sentido para o dia a dia da sua empresa!

Leave A Comment