Tecnologia, inovação, eficiência e agilidade – tudo isso remete ao Comércio Exterior e principalmente ao que chamamos de “Comex 4.0”. Você já ouviu essa expressão e sabe o que ela significa? Saiba mais neste artigo!

A Indústria 4.0 e o Comércio Exterior

Também conhecido como a Quarta Revolução Industrial, o conceito de ”Indústria 4.0” surgiu recentemente na Alemanha e já vem sendo adotado em todo mundo, remetendo às implementações de soluções tecnológicas e à automatização dos processos para obter ganhos de eficiência em diversos setores da indústria.

É claro que o Comércio Exterior, um dos principais pilares da nossa economia, também já adotou essa expressão, adaptando-a ao que chamamos de “Comex 4.0”, que tem a mesma ideia e significado e vem ganhando bastante popularidade recentemente, ditando as
transformações as quais o mercado vem passando, com atualizações positivas que através da tecnologia garantem muito mais eficiência para as importações e exportações.

Quem atua no Comércio Exterior a mais tempo com certeza sente ainda mais os impactos positivos que só foram possíveis graças a tecnologia, implementando assim facilidades como a digitalização de grande parte dos processos, os follow-ups que ocorrem de forma
imediata, a comunicação com toda a rede de agentes e a integração de diversas funcionalidades em um único sistema.

E na prática, como isso funciona?

Agora que já entendemos o conceito e suas vantagens para as empresas, que ganham muito mais eficiência e competitividade, vamos analisar na prática quais são as ferramentas mais utilizadas nessa nova era do Comércio Exterior?

– Big Data

O Big Data nada mais é que uma vasta área do conhecimento que estuda o tratamento de dados, sua análise e a obtenção de informações a partir deles. Na prática, não é muito útil coletar uma série de dados e não ter recursos para analisá-los e implementar soluções a
partir desses resultados. No entanto, o Big Data foi criado com esse objetivo e ajuda empresas de diversos segmentos a alavancarem seus resultados a partir dessas análises, sendo muito útil no Comércio Exterior tanto para a obtenção e divulgação de dados do setor privado como do público.

– Blockchain

Na tradução livre para o português Blockchain significa “cadeia de blocos”, ou seja, uma cadeia formada por um conjunto de itens (informações, dados) que se conectam de forma imutável e descentralizada. Essa tecnologia é uma das maiores inovações dos últimos anos e permite o agrupamento de conjuntos de informações que se conectam por meio de criptografia gerando muito mais segurança e agilidade.

– Sistemas integrados

A utilização de sistemas integrados, como o da UxComex, permite ao usuário uma experiência única nas importações e exportações. Essas operações são muitas vezes complexas e possuem uma série de etapas, deixando alguns participantes do processo “perdidos” em relação às atualizações e aos prazos.

Através da utilização do nosso software, no entanto, os follow-ups automáticos e a centralização das informações de forma clara para todos os envolvidos no processo tornam as atividades muito mais eficientes para todas as partes, economizando tempo e dinheiro.

Gostou de saber mais sobre o Comex 4.0? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a se beneficiar de tudo isso, ganhando muito mais competitividade neste mercado tão concorrido!

Leave A Comment