É bem provável que você já tenha escutado por aí sobre Blockchain, que consiste em uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e funcionando como uma revolução para diferentes segmentos.

O Comércio Exterior também vem se beneficiando com a utilização do Blockchain, e é sobre isso que iremos falar no artigo de hoje.

Antes de mostrar a importância do Blockchain para as operações de importação e exportação, que tal entender mais sobre como essa tecnologia funciona de fato?

O Blockchain funciona como um mecanismo de banco de dados ultra avançado e que facilita o compartilhamento de dados e informações em uma rede segura. O nome Blockchain em português, cadeia de blocos, já define esse conceito, visto que as informações são armazenadas em blocos interligados em uma cadeia, dados esses cronologicamente consistentes, onde não é possível excluir ou modificá-los sem o consenso da rede.

Uma das principais vantagens ao adotar o sistema Blockchain nas operações de uma empresa é a segurança, visto que a criação de um sistema descentralizado e à prova de violações permite que as duas partes de uma negociação, por exemplo, aprovem uma transação a ser realizada evitando prejuízos e perda de dados para ambos os lados.

Outro fator muito importante que devemos levar em consideração é a questão da rapidez, visto que as informações são fornecidas de forma imediata. Isso é de extrema importância no Comércio Exterior, inclusive, visto que um processo de importação ou exportação
precisa de agilidade nas informações a fim de evitar multas e atrasos por falta de conhecimento de alguma atualização pelos envolvidos no processo.

Blockchain + Comex

Algumas multinacionais brasileiras que atuam também nas importações e exportações, como a Vale e a Petrobras, já anunciaram a utilização da tecnologia Blockchain em suas operações. Em setembro de 2020, inclusive, a Vale utilizou a tecnologia pela primeira vez
em uma venda internacional. Nessa operação, o destino final da carga era uma empresa chinesa de siderurgia e segundo a companhia, esse processo estimulou o desenvolvimento da digitalização das vendas de minério de ferro da empresa.

A diminuição de documentos físicos também é um ponto positivo da utilização da Blockchain dentro do Comércio Exterior. Além da sustentabilidade, a segurança das informações e a velocidade de entrega desses documentos é muito mais eficiente dentro dessa cadeia de blocos totalmente otimizada e segura.

Pensou em tecnologia e inovação para Comércio Exterior? Pensou UxComex! A atualização constante e o rápido avanço tecnológico praticamente obriga as empresas brasileiras a caminharem juntas nessa revolução. No entanto, não fique para trás, não perca clientes por
falta de inovação, eficiência e competitividade.

 

Conheça o nosso software integrado e obtenha as melhores soluções para as operações logísticas dos seus clientes!

 

Produzido por Comexland

Leave A Comment