Já estamos na penúltima semana do ano, fase em que muitas empresas estão de olho em 2023 para garantir que as metas e os objetivos traçados sejam alcançados com sucesso, superando também os resultados do ano que está prestes a se encerrar,

sempre em busca de melhorias para o negócio.

Durante este período, é muito comum que surjam diversas especulações a respeito das perspectivas e tendências para o novo ano, e claro que quando o assunto é Comércio Exterior, as especulações tomam proporções ainda maiores, visto que os acontecimentos do cenário global interferem nos mercados locais e vice versa.

A fim de abordarmos mais detalhadamente essas previsões, selecionamos neste artigo três das principais tendências que julgamos como muito importantes para o Comércio Exterior brasileiro no próximo ano, confira:

 

– Oportunidades na Europa

O mercado europeu é um importante palco para o mundo dos negócios, visto que a forte economia dos países, toda estrutura que possuem e a grande concentração de diferentes pessoas espalhadas pelo continente precisam de fornecedores externos dos mais diversos tipos de produtos para abastecerem seus estoques.

Recentemente, os países europeus vêm enfrentando uma forte onda de crise, com a inflação às alturas, greves em prol de melhorias trabalhistas e desabastecimento de energia e outros itens essenciais, decorrentes da guerra da Ucrânia, principalmente.

 

O cenário de crise, no entanto, pode representar uma série de oportunidades para que o Brasil consiga adentrar ainda mais no continente, fornecendo itens como etanol para suprir a demanda por energia e commodities alimentícias, os quais somos especialistas.

Além disso, acordos assinados recentemente com o Brasil poderão fortalecer ainda mais esse fluxo comercial com os europeus.

 

– Blockchain e metaverso

Os dois nomes acima já vêm sendo falados há algum tempo e ainda são motivo de dúvidas para muitas pessoas por parecer algo muito distante e intangível. No entanto, com toda a tecnologia que temos à disposição, diversas empresas que atuam no Comércio Exterior já
realizam operações utilizando o blockchain para tornar suas importações ou exportações mais ágeis e menos suscetíveis a erros, integrando assim todas as etapas nessa grande rede de compartilhamento de informações com total segurança.

O metaverso, por sua vez, que se trata de uma realidade virtual onde empresas de diferentes partes do mundo podem aproveitar para se encontrar, realizar negociações e acordos nesse ambiente paralelo. Feiras internacionais, inclusive, podem aproveitar dessa tecnologia para ganharem ainda mais participantes e aumentar o volume de networking, negociações e vendas.

 

– Tecnologia

Além do blockchain e o do metaverso, que são importantes instrumentos de tecnologia da atualidade, não podemos deixar de falar de outros componentes que já ajudam e serão ainda mais importantes no dia a dia de quem atua no Comércio Exterior em 2023, como Big
Data, inteligência artificial e softwares de alta eficiência, como o da UxComex, que permite ao usuário a visualização completa da operação, evitando falhas na comunicação, atrasos e multas em decorrência de erros ou esquecimentos.

Conheça o nosso software, faça sua simulação conosco e implemente a melhor solução para a sua empresa em 2023, oferecendo um serviço logístico completo e de altíssima eficiência para os seus clientes!

Leave A Comment