Um dos assuntos mais falados durante esse ano foi o Metaverso, que consiste em um universo virtual desenvolvido para que as pessoas, através de avatares, interajam entre elas em um ambiente criado com diversos elementos digitais que juntos formam
praticamente um mundo virtual com uma série de possibilidades de compra, venda e interações no geral. Esse universo tem a projeção de movimentar cerca de US$ 800 bilhões até 2024, segundo os dados da Bloomberg Intelligence.
O conceito de metaverso não é tão recente, porém ganhou bastante destaque no ano passado quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa de Facebook Inc. para Meta, lançando também o primeiro metaverso da empresa.
Aplicação nas empresas
Essa novidade já vem sendo estudada por empresas de diversos segmentos que enxergam no Metaverso uma forma de expandir seus negócios digitalmente, seja através do marketing, da criação de novos serviços ou aperfeiçoamento de soluções. E é claro que o Comércio Exterior não ficaria de fora dessa, se tratando de um segmento tão importante e aberto para novas tecnologias e descobertas a todo o momento.
Uma das facilidades que o Metaverso pode trazer para o comércio exterior é exatamente a quebra das fronteiras físicas, que apesar de todo o processo de globalização, ainda são grandes empecilhos para o desenvolvimento de diversos setores internacionalmente.
Entretanto, com a realidade virtual, será muito mais fácil criar relações com estrangeiros e proporcionar o desenvolvimento de negócios, seja através de uma feira internacional 100% realizada no Metaverso, por exemplo.
No ano passado, um fato bem interessante e diferente movimentou os noticiários internacionais, quando o Barbados, país localizado nas ilhas caribenhas, anunciou que criaria a sua embaixada no metaverso, um projeto realizado em parceria com Decentraland.
Tecnologia e Comércio Exterior
Não é novidade para ninguém que Comércio Exterior tem tudo a ver com tecnologia, certo? As operações de importação e exportação exigem uma série de ações locais e internacionais para que tudo ocorra dentro dos conformes. Sendo assim, a implementação de tecnologias ajuda na eficiência desses processos, tornando-os mais ágeis e menos suscetíveis a erros, seja através da utilização de softwares, da digitalização de documentos, da possibilidade de pagamentos instantâneos e da diminuição de processos manuais.
Com a entrada das empresas do setor no Metaverso, podemos esperar muitas novidades que ajudarão no crescimento das empresas, ajudando-as a se consolidarem no mercado internacional.
E a sua empresa? Já está preparada para essa revolução? Não fique para trás e garanta as melhores soluções para as operações dos seus clientes, conheça o software da UxComex que integra todas as etapas das importações e exportações, consolidando uma série de informações, emitindo alertas e gerando relatórios sobre os andamentos dos processos a fim de tornar as operações cada vez mais eficientes e econômicas.