Semana que vem já é 2023! E o Comércio Exterior, como fica?

 

É bem normal sentirmos essa preocupação ao final de cada ano, uma mistura de curiosidade com expectativas sobre o ano que irá se iniciar. Quando há uma transição de governo, principalmente, muitas dúvidas surgem a respeito da nova conduta em relação a diversos aspectos, como o Comércio Exterior, que impacta diretamente e indiretamente a vida de milhões de pessoas diariamente.

 

Portal Único Siscomex

Recentemente, o Governo Federal divulgou uma atualização do Cronograma de Implementação do Portal Único de Comércio Exterior Siscomex, que há anos vem sendo aprimorado para fortalecer as empresas brasileiras que atuam com importação e exportação, trazendo melhorias, diminuição das burocracias e mais economia.

 

Confira as atualizações a serem implementadas pelo Governo no Siscomex nos próximos anos:

 

Até dezembro/22: Inspeção Conjunta e Módulos Recintos;

Até julho/23: Regimes Aduaneiros, Drawback e CCT Aéreo na DI;

Até dezembro/23: Modal Aéreo;

Até julho/24: Zona Franca de Manaus e Despacho em Zona Secundária;

Até dezembro/24: 100% do Modal Terrestre;

Até 2025: Inspeção Remota;

Até 2026: CCT Aquaviário e Remessas Internacionais.

 

A substituição do Sistema Mantra pelo novo sistema Controle de Carga e Trânsito para importações por meio da atual Declaração de Importação (Siscomex DI) no modal aéreo de transporte também é uma das prioridades a serem implementadas, assim como a integração da Duimp ao CCT Importação.

 

Cenário internacional

Além dessas atualizações, o Comércio Exterior a partir do próximo ano também tende a ser mais agitado que em 2022, visto que diversos acordos firmados ao longo deste ano permitirão o aumento do fluxo de mercadorias, além disso, países europeus estão recorrendo à novos mercados para suprir suas necessidades de insumo e energia devido a todo o contexto de guerra na Ucrânia, que está impactando as exportações do continente.

 

Um ponto positivo para importadores e exportadores é a questão do preço do frete marítimo internacional, que já registrou quedas significativas durante este ano e deve continuar caindo a fim de alcançar níveis pré-pandemia, tornando os preços dos produtos mais acessíveis, o que ajudará a conter a inflação global, que já afeta diversos segmentos essenciais.

 

E a sua empresa?

Ei, você importador, exportador ou agente de cargas, está animado e confiante para as mudanças que deverão ocorrer em 2023 no Brasil e no mundo, impactando diretamente o rumo dos seus negócios?

 

A nossa dica é que em meio a tanta concorrência e avanços repentinos, você esteja sempre à frente com as melhores soluções para os seus clientes, proporcionando economia e eficiência nas operações.

 

Conte com a UxComex em 2023, conheça o nosso software e garanta operações de sucesso através de muita tecnologia e inovação, que são essenciais para o bem estar de qualquer negócio!

Leave A Comment