A partir do dia 22 de janeiro de 2023, a China dará início às comemorações do seu Ano Novo, que representa uma das datas mais importantes para a população, com uma série de tradições milenares passadas de geração em geração, tornando a cultura chinesa viva e
renovada.
Diferente do nosso calendário, em que o Ano Novo é celebrado sempre na virada do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro, na China, e também em outros países orientais como Japão e Coreia do Sul, essa data varia de acordo com o calendário lunar, sendo celebrada
sempre entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.
Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã como marco oficial, e o judeu.
Costumes e tradições
Durante os dias de festividades, diversas atividades ocorrem em praticamente todo o país, com danças, fogos de artifício, reuniões entre familiares com refeições diversas e decorações típicas. Além disso, algumas práticas são muito comuns entre eles, como os
"envelopes vermelhos", que são entregues de casais mais velhos para jovens solteiros com uma quantia em dinheiro dentro representando cumprimentos e desejo de prosperidade, sorte e fortuna.
Outros costumes entre eles, bem semelhante com o que fazemos durante o Natal aqui no ocidente, são as trocas de presentes, a foto da família reunida, roupas vermelhas e os fogos de artifício.
Ano do Coelho
A China dará início no próximo mês ao Ano do Coelho, finalizando assim o atual Ano do Tigre. Esse costume de relacionar cada ano a um animal também é uma tradição milenar que tem origem no budismo. A história conta que ao decidir como seria o calendário, Buda
convocou uma reunião com os bichos mas apenas 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.
Sendo assim, os 12 animais do zodíaco chinês são, em ordem: rato, touro, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, bode, macaco, galo, cachorro e o porco.
O coelho é o quarto signo do horóscopo chinês e segundo dizem, o mais sortudo, que representa a longevidade. Segundo especialistas dos signos chineses, os que nascem no ano em que o coelho é rei tendem a ser pessoas benevolentes, calmas e responsáveis. O
animal simboliza a graciosidade, boas maneiras, bondade, sensibilidade e beleza.
E o Comércio Exterior?
É claro que o Comércio Exterior não poderia ficar de fora, principalmente pela importância que a China representa na cadeia logística internacional, sendo a maior exportadora mundial.
Sendo assim, é muito importante que importadores e exportadores de todo o mundo estejam sempre atentos a esses feriados chineses, visto que as comemorações paralisam fábricas e portos durante alguns dias, impactando diretamente a logística internacional.
Logo, a antecipação dos bookings e um bom planejamento conforme essas datas é essencial para o sucesso das operações, evitando atrasos nas entregas e demais complicações.
E a sua empresa, possui negócios com a China? Conte com as nossas soluções em tecnologia para otimizar suas operações logísticas, tornando as suas operações ainda mais eficientes!