Você já ouviu falar na expressão "Rip Off Loading"? Muito utilizada em alguns casos criminosos que ocorrem no Comércio Exterior, a sua tradução ao pé da letra seria "Rasgar (ou trapacear) o carregamento", ou seja, isso acontece quando a carga a ser transportada é adulterada por alguém mal intencionado que insere algum produto junto às suas mercadorias sem o seu conhecimento, sendo drogas ilícitas na maior parte dos casos.

A maior parte desses casos ocorre em cargas transportadas através do modal marítimo, sendo este o modal utilizado em cerca de 90% das operações globais de importação e exportação. No entanto, diversos casos de Rip Off Loading também já foram descobertos em cargas rodoviárias, aéreas e ferroviárias.

A Polícia Federal é um dos principais órgãos brasileiros que atuam no combate a esse tipo de prática, juntamente a Supervisão de Segurança Portuária, ela fiscaliza e apreende cargas suspeitas, coibindo a entrada e a saída de produtos ilegais do país.

Tráfico internacional

Para exemplificar essa prática, trouxemos alguns casos que ocorreram recentemente no Brasil e que podem, ou não, ter sido vítimas do Rip Off Loading. Em julho deste ano, foram apreendidos mais de 150 kg de cocaína no interior de um navio cargueiro no Porto do Rio
de Janeiro. Este navio tinha como destino a Espanha, transportava carros e a droga estava solta em meio a pallets, cães farejadores ajudaram a encontrar.

No mês passado, mais de 600 kg de cocaína foram encontradas em carga de tripas de bovinos no Porto de Santos, a carga tinha como destino o Porto de Le Havre, na França.

Ainda este mês, houve uma apreensão de 52 kg da mesma droga no Porto de Paranaguá, a embarcação tinha chegado da Bélgica. Essa foi a 13ª apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no TCP.

Como proteger as minhas mercadorias?

Agora que já entendemos o funcionamento dessa prática e o alto índice de casos no Comércio Exterior, confira as dicas que separamos para que você não seja vítima dessa prática e tenha a sua carga sempre protegida:

– Tenha parceiros de confiança: pesquise sobre o histórico das empresas que irão te auxiliar na logística da sua carga, cuidado com as “super ofertas” que podem parecer muito atrativas de início;

– Tire fotos da sua carga no ato do carregamento e invista em boas embalagens;

– Certifique que as datas e os prazos de embarque sejam mantidos conforme o combinado;

No mais, cabe aos órgãos competentes cuidar da segurança e da legalidade do armazenamento, carregamento e transporte das mercadorias, tornando o comércio exterior cada vez mais seguro e eficiente para as empresas que dependem das importações e
exportações.

Leave A Comment