Comemora-se amanhã uma data muito importante para o comércio e também bastante esperada pelos consumidores que buscam condições especiais para suas compras, a Black Friday!
A Black Friday teve origem nos Estados Unidos e sua fama se espalhou por todo o mundo devido ao sucesso de vendas do dia. O Brasil vem se destacando ano a ano com recordes de receita obtidos nessa data, estimulando novas empresas a aderirem às promoções.
Segmentos dos mais diversos tipos fazem parte desta campanha, incluindo o ramo alimentício, de eletrônicos, eletrodomésticos, papelaria, itens de decoração, construção civil, turismo, moda, cosméticos, educação e muito mais.
Dados impressionantes divulgados pela Méliuz através de um estudo realizado em sua plataforma indicam que mais de 90% dos brasileiros pretendem realizar alguma compra nessa Black Friday, número 20% superior à pesquisa realizada em novembro do ano
passado.
As vendas realizadas através do e-commerce também vêm se destacando na Black Friday, principalmente nos últimos dois anos com o isolamento causado pela pandemia de Covid-19, que impulsionou fortemente as vendas online, fazendo com que consumidores
adquirissem ainda mais virtualmente e muitas lojas aprimorassem sua estrutura de vendas online para atender a alta demanda do período.
Comércio Exterior – quais os impactos?
A proporção que a Black Friday vem ganhando já causa um grande impacto na logística nacional e internacional pelo alto volume de mercadorias transportadas nas semanas que antecedem a data.
Essa reta final do ano como um todo é conhecida como “Peak Season”, ou seja, a alta temporada dos fretes, visto que as vendas realizadas próximas ao Natal também representam uma grande parte dos produtos movimentados internacionalmente para abastecer os estoques das empresas. Sendo assim, o planejamento antecipado das empresas é essencial para garantir que o abastecimento dos estoques seja realizado a tempo.
Assim como diversos países pelo mundo, o Brasil também possui uma forte dependência dos produtos oriundos da China, que estão presentes no nosso dia a dia em diversos locais. Essa dependência de produtos manufaturados chineses, e também de outras
nacionalidades, faz com que a movimentação de cargas nesse período seja ainda mais intensa devido às encomendas realizadas para suprir a demanda de final de ano das empresas.
Com a retomada econômica e o crescimento das vendas como um todo em relação ao ano passado, as expectativas para essa Black Friday superam os anos anteriores. Em relação às importações brasileiras de produtos chineses no geral, a alta de 2022 em relação a 2021
é de 32,8%.
E a sua empresa? Se preparou para a Black Friday e já possui estratégias de marketing e de logística para o Natal que também já está logo ali?