Sabemos que nenhum negócio se sustenta sem os seus clientes, pois são eles os
responsáveis pela aquisição dos produtos ou serviços oferecidos, garantindo assim
o saldo positivo das empresas.

O nosso objetivo hoje é mostrar de uma forma bem clara alguns métodos para que
você, agente de cargas e despachante aduaneiro, possa atrair cada vez mais
clientes, mantendo sempre um bom fluxo de caixa, operações a todo o momento e
novas parcerias para o crescimento e desenvolvimento do negócio.

Segmentos

Apesar do nosso foco ser empresas voltadas para logística e comércio exterior,
essas dicas são válidas para qualquer segmento, basta aplicar algumas ações de
acordo com a realidade do seu negócio.

O comércio exterior é uma área bastante ampla, pois praticamente qualquer
mercadoria pode ser importada ou exportada, então cabe a cada profissional
entender o perfil dos seus clientes e se tornar especialista em algum segmento,
podendo oferecer assim soluções cada vez mais personalizadas e uma assessoria
de qualidade.

É claro que uma empresa iniciante terá mais dificuldades de entender o segmento
em que irá de fato atuar, pois o objetivo inicial é a captação de novos clientes, então
é válido atuar em diversos segmentos, mesmo que para conhecer um pouquinho de
cada área, e posteriormente, ir “afinando” esse funil e encontrando de fato clientes
com características as quais mais se adequa ao seu modelo de trabalho.

Tecnologia

É praticamente impossível pensar em atrair novos clientes, aumentar o lucro e expandir
uma empresa sem a utilização dos recursos tecnológicos que temos disponíveis no
mercado, muitos deles gratuitos, inclusive.

Sendo assim, invista em tecnologia em todos os seus processos, pois a utilização desses
recursos permitirá muito mais eficiência nas operações, seja no momento de prospecção de
clientes, no marketing, em trâmites burocráticos, processos financeiros, documentações,
follow up ou no pós-vendas. A utilização de recursos tecnológicos é essencial nos dias
atuais e os resultados por ela obtidos são quase sempre bem satisfatórios.

Comunicação

Os potenciais clientes estão te vendo? Sua empresa sabe se comunicar digitalmente? Você
consegue se comunicar bem com sua base de clientes, mantendo um relacionamento
duradouro?

Comunicação é tudo! Muitas vezes, uma boa comunicação sobressai sobre a qualidade do
serviço prestado ou do produto fornecido, pois o cliente precisa se sentir acolhido e seguro
antes de qualquer coisa. Invista nessa habilidade, não se retraia e tenha resultados
incríveis!

Atendimento

A área de “sucesso do cliente” vem ganhando cada vez mais relevância nas empresas do
Brasil e do mundo, pois percebeu-se a necessidade de cuidar cada vez melhor dos clientes
para manter uma base forte. Um cliente fiel garante a recompra, a indicação e ainda é mais
barato mantê-lo que conquistar novos, portanto, preste o melhor atendimento possível e
esteja sempre presente no seu dia a dia.

Diferencial competitivo: como agentes de cargas e despachantes podem se destacar

Seja único! Sabemos que a cada dia surgem novos agentes de carga e despachantes
aduaneiros no mercado, tornando a competição cada vez mais acirrada. Porém, fique
tranquilo, que para bons profissionais, sempre haverá cliente. Para se destacar ainda mais
nesse mercado de comércio exterior, entenda qual é o seu diferencial competitivo.

O diferencial competitivo é o que leva os clientes a optarem pelo seu produto ou serviço
mesmo com a vasta gama de opções do mercado, mesmo com ofertas da concorrência e
até mesmo quando há preços mais atrativos.

O seu diferencial competitivo pode ser seu atendimento, que faz toda a diferença no
momento em que o cliente está realizando sua escolha, mas também pode estar no
marketing, no preço, nas suas condições de pagamento, suas parcerias, alguma ferramenta
tecnológica ou qualquer outro quesito que você consiga sobressair bem frente aos demais.

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