O Comércio Exterior é uma área muito ampla e de mudanças constantes, sendo assim, o profissional que atua com importações e exportações deve estar sempre atento ao cenário externo, que muitas vezes impacta diretamente nossas operações.
Desde o início da pandemia e as medidas restritivas impostas por diversos países para limitar a propagação do vírus, a cadeia logística internacional vem enfrentando muitos desafios que comprometem, inclusive, os preços praticadosux no mercado de diversos segmentos, visto que o valor do frete marítimo foi às alturas. Considerando que quase 90% das importações brasileiras são realizadas pelo modal marítimo, temos aí um grande problema.
Porém, com o relaxamento das medidas restritivas, esse caos logístico tende a se normalizar, apesar de ser um processo bem lento, visto que muitos portos ainda possuem contêineres vazios acumulados e de tempos em tempos algumas filas de navios aguardando atracação surgem nos principais portos do mundo.
Visto esse cenário, a principal recomendação aos importadores, principalmente, mas também aos exportadores, é a questão do planejamento. Estar atento às mudanças internacionais é essencial, assim como se planejar com antecedência para evitar atrasos nas entregas e desabastecimento de estoque, principalmente nessa reta final do ano, quando o mercado aquece devido às vendas de Black Friday e também do Natal.
Feriados na China – como isso impacta a minha empresa?
Desde 2009, a China se consolidou como a principal parceira comercial do Brasil, ultrapassando pela primeira vez os Estados Unidos. Desde então, a corrente de comércio entre os dois países segue evoluindo ano a ano e registrando novos recordes de compra e venda de diversos tipos de produtos.
Com a nossa economia cada vez mais dependente da China, é muito importante nos atentarmos a tudo que ocorre lá, como por exemplo, os grandes feriados chineses de grande importância para o país.
No dia 1º de outubro, por exemplo, o país celebra o “China National Day”, dia de relembrar a fundação da República Popular da China, que teve início nessa mesma data em 1949. Em seguida, o país dá início às comemorações da Golden Week, que é uma semana inteira de festividades pelo país. Essas festividades são tão importantes que grande parte da indústria, das atividades portuárias e aeroportuárias, sendo assim, o planejamento e a antecipação dos embarques é essencial para evitar atrasos nas entregas.
Além desse feriado, entre janeiro e fevereiro, a China também celebra o “Ano Novo Chinês”, que diferente do nosso, não possui uma data fixa, mas varia de acordo com o calendário lunar. As comemorações de Ano Novo no país são muito intensas e milhares de turistas vão ao país anualmente. Da mesma forma, a logística internacional também é comprometida e os bookings antecipados são essenciais para que as cargas cheguem conforme o planejado.