Você sabia que hoje é comemorado o Dia Mundial do Petróleo?
A história do petróleo é relativamente bem recente, a sua descoberta se deu em 1859 no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A produção dos EUA era de aproximadamente dois mil barris no ano da descoberta, mas subiu para para dez milhões em 1874.
No Brasil,o primeiro poço perfurado para a exploração do “ouro negro” ocorreu apenas no final da década de 40 no Recôncavo Baiano. O então presidente, Eurico Gaspar Dutra, lançou a campanha “O Petróleo é Nosso” e muitas ações foram feitas até que em 1953 Getúlio Vargas fundou a Petrobras, um dos maiores marcos do desenvolvimento científico para a extração e aplicação do petróleo nas mais diversas atividades.
Quando se descobriu esse “líquido escuro”, ainda não era possível imaginar como a indústria petroquímica iria evoluir a ponto de aplicar o produto em tantas diferentes soluções. A partir do petróleo, pode-se produzir o combustível, provavelmente o produto dele derivado mais conhecido, mas também remédios, lubrificantes,cosméticos, tecidos, conservantes e uma infinidade de produtos plásticos.
Exportações e importações
A produção brasileira de petróleo é bem elevada, girando em torno de 3 milhões de barris por dia, quantidade mais que suficiente para suprir a demanda interna e exportar. No entanto, nós ainda importamos petróleo, você sabe por quê?
Apesar do alto volume produzido, cada petróleo possui suas próprias características, sendo o brasileiro um produto considerado difícil de se refinar. Apesar de possuirmos uma grande estrutura de refinarias, estudos indicaram que o petróleo leve aqui extraído, principalmente no pré-sal, perde características fundamentais ao ser refinado nesse processo que utilizamos para processar petróleo pesado, e é por isso que o nosso país segue firme nas importações de petróleo, compondo assim o blend.
Dados do Ministério da Economia indicaram que em 2021, mesmo com toda a crise causada pela pandemia, o Brasil exportou mais de 65 milhões de toneladas de petróleo. Porém, o principal destaque foi a alta dos preços, que cresceu 66,7% devido à inflação global que arruinou diversos mercados, gerando uma receita de US$30 bilhões para o Brasil. Os óleos brutos de petróleo ocuparam o terceiro lugar no ranking das principais exportações brasileiras, ficando atrás do minério de ferro e da soja, apenas.
O estado do Rio de Janeiro foi responsável por mais de 80% dos nossos embarques, enquanto São Paulo e Espírito Santo obtiveram participações de 14,6% e 3,6%, respectivamente. A China lidera o ranking dos principais destinos do nosso produto com 47%, seguida dos Estados Unidos, Índia, Chile, Portugal e Coreia do Sul.
Nas importações, que totalizaram cerca de US$4 bilhões em 2021, Arábia Saudita, Estados Unidos, Argélia, Nigéria e Iraque compuseram o ranking dos maiores exportadores para o Brasil, atendendo assim as nossas necessidades.