No último dia 5, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano. A ONU criou essa data visando aumentar a conscientização internacional sobre este tema tão importante para todos nós, fazendo com que iniciativas fossem criadas para conter tragédias como o desmatamento e a poluição desenfreadas, tornando o mundo cada vez mais habitável para todos através de um desenvolvimento sustentável.

Nas últimas décadas, o tema “Meio Ambiente” vem ganhando cada vez mais destaque nas pautas internacionais, diversas empresas já têm planos e ações concretas para reduzir a emissão de gases poluentes e produtos tóxicos, muitas já não fazem mais testes em animais e as autoridades públicas também estão sempre debatendo sobre a contribuição de seus países para melhorar esse cenário.

Mas, afinal, e o Comércio Exterior? Como as empresas do setor podem ajudar nessa missão tão importante de preservar o meio ambiente?

“Desenvolvimento sustentável” é um dos principais assuntos da década, sendo de extrema importância para empresas de diversos segmentos, que precisam lucrar e ao mesmo tempo conservar o meio ambiente para que haja o equilíbrio perfeito e possamos garantir boas condições de vida para as futuras gerações.

Dessa forma, empresas que atuam no Comércio Exterior também devem pensar nesse novo modelo de desenvolvimento. Nos últimos tempos, temos visto gigantes do setor anunciando a adoção de medidas sustentáveis que impactarão positivamente nas operações, como a utilização de meios de transportes que não emitam (ou emitam em menor quantidade) gases poluentes na atmosfera. Essa substituição das fontes de energia “convencionais” para fontes limpas e renováveis vêm ajudando empresas a se destacarem e ganharem ainda mais visibilidade no comércio internacional, além de colaborarem com o meio ambiente como um todo.

Além disso, medidas como reflorestamento em áreas exploradas, racionalização de água e de exploração de recursos minerais e a reciclagem também são medidas que geram vantagens competitivas para as empresas frente aos seus concorrentes além de serem elegíveis a obterem alguns incentivos fiscais que irão ajudar no aumento da margem de lucro da empresa.

E o seu negócio? Já está adotando medidas sustentáveis? Cada pequeno gesto faz bastante diferença no mundo. Faça a sua parte e vamos cuidar do nosso planeta!

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior é produtora de conteúdo da página ComexLand, possui experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

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