A crise provocada pelo coronavírus, não será a primeira e nem a última que o comércio exterior enfrentará. Aliás, nós já passamos por algumas, como observamos no artigo “Crises que o comércio exterior já enfrentou”. 

O desespero antecipado está batendo na porta de muitas empresas do ramo, porém esse não é o momento de encerrar contratos, demitir colaboradores, desistir do marketing ou aumentar os preços. Esse é o momento de analisar, aprender e arriscar. Assim como em todas as outras revoluções que passamos que nos fizeram chegar até aqui. 

“Analisar os motivos da crise, aprender o que não repetir e arriscar novos negócios.”

Kauana Benthien A. Pacheco

Este artigo tem como objetivo auxiliar os players de comércio exterior a manter ou aumentar sua quantidade de embarques, bem como a qualidade dos processos, durante esse momento de incertezas. 

O Banco Mundial, citou no documento “The World Bank Trade and Covid-19 Guidance – Note: Managing Risk and Facilitating Trade in the Covid-19 Pandemic”, um manual de boas práticas para o comércio internacional. No item “Melhores práticas”, o Brasil foi mencionado como, um exemplo para o mundo em políticas de redução tarifária, facilitação de comércio e agilização alfandegária. 

Que tal reduzirmos barreiras e facilitarmos as operações também dentro das empresas privadas? 

Entregue valor ao seu cliente, muitas empresas estão buscando reduzir custos, então conquiste seus clientes entregando o melhor serviço e demonstrando preocupação com a situação atual. 

No momento da cotação, busque entender o target e objetivos, seja direto para enviar os melhores preços. Na operação não se esqueça das boas boas práticas de conferência documental e o envio do follow up no momento correto.

Leia: Como não errar no comércio exterior.

Fidelize seu cliente enviando informações e notícias relevantes para os processos, mostre aos clientes como você pode ajudá-lo a reduzir de custos, por exemplo, benefícios propostos pelo governo na importação e novas normas de deferimento automático na liberação, para trazer mais agilidade ao processo. 

Leia: Como reduzir custos nas operações de comércio exterior.

Parte 1 e Parte 2.

Mesmo com o distanciamento físico, mais do que nunca precisamos nos unir. O networking é fundamental tanto para empresas, quanto para profissionais, pois permite a integração e compartilhamento de informações. E sabemos que informações são cruciais para o bom funcionamento das operações de importação e exportação.

Leia: Setores em crescimento e oportunidades para agentes de carga.

Capacite seus fornecedores e colaboradores, explique a atual situação em que a empresa se encontra e crie um bom relacionamento, a fim de facilitar trâmites e reduzir custos. 

O segredo para manter a quantidade de embarques é entender os problemas que os importadores e exportadores estão enfrentando e entregar soluções. 

Não seja pessimista, em breve a situação voltará ao normal, e quando isso passar, o que você terá aprendido? Deixe nos comentários!

Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco

Kauana tem seis anos de experiência no comex, é formada em Negócios Internacionais e cursa pós graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre comércio exterior, ComexLand, onde escreve sobre economia global e comércio internacional.

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