Saiba como planejar seus embarques para o feriado de carnaval

No último artigo foi apresentado como o carnaval move milhões na economia brasileira. Desde agosto os comerciantes locais estão preparando suas importações para celebrar essa tradição. 

Com o feriado do ano novo lunar estendido graças ao coronavírus, nem tudo é festa para os agentes de carga brasileiros. Estamos em um momento de incertezas, pois enquanto as fábricas chinesas não se estabilizarem, poderão existir grandes prejuízos em mercados que dependem de insumos oferecidos pela China, como é o caso do Brasil.

Você precisará trabalhar no feriado de carnaval ou segunda feira? Muitos profissionais sim! Para conseguir suprir a demanda de seus clientes em setores administrativos e logísticos. 

Por esse motivo preparamos 5 dicas para ajudar no planejamento comercial durante esse feriado:

1 – Crie regras para si mesmo

O comércio exterior pode ser imprevisível,o volume de atividades aumenta muito nas vésperas de feriado, e o tempo pode ser pouco para adiantar tantas tarefas.

Algumas vezes há urgências que não podem aguardar até o próximo dia útil. Muitas vezes os profissionais levam o celular e notebook da empresa para fazer Home Office, em caso de alguma necessidade do cliente.

Por esse motivo crie regras para si mesmo!

DICA 1: Defina horários que você vai conferir o WhatsApp, caixa de entrada de e-mails e sistema.

DICA 2: Não se esqueça de planejar os follow ups para serem enviados automaticamente pelo sistema da UXComex.

 2 – Avise seus clientes e parceiros

Garanta que os clientes recebam e-mails avisando as datas e horários em que a empresa irá trabalhar e se haverá plantões. 

O contato com fornecedores e clientes é muito importante para alinhar as operações, não se esqueça que as datas de feriados podem ser diferentes de empresa para empresa. 

Planeje seu horário junto com seu fornecedor, para que ele possa garantir o atendimento a sua empresa.

DICA: Ligar para seu cliente e perguntar se há alguma demanda que pode ser adiantada.

3 – Adiante burocracias

Aumente a gestão dos prazos e riscos. Por exemplo, se o prazo é 48 horas antes da atracação do navio, considere 96 horas. Explique para seu cliente que é necessário adiantar o máximo de burocracias possíveis, isso evitará trabalho durante o feriado ou multas por perda de prazo, caso o navio adiante. 

DICA: Crie uma lista com as principais atividades que devem ser realizadas antes, durante e após o carnaval, com os prazos e informações como ETD e ETA.

4 –  Alinhe plantões com seu time

Alinhe de forma justa com seu time quem atenderá determinado cliente, operações ou responder fornecedores em caso de urgências durante o carnaval. 

DICA: Negocie plantões para garantir o atendimento ao seu cliente, se houver tal demanda por parte dele. 

5 – Adiante ou programe pagamentos

Programe ou adiante os pagamentos para as companhias de transporte aéreo e marítimo. Cuidado para não atrasar pagamentos, principalmente impostos e contribuições, que podem gerar um bloqueios na carga, atrasos no seu embarque ou multas e juros. 

DICA: Não esqueça de conferir se todos os embarques estão liberados e se não consta pendências de frete, pois não haverá atendimento em agências marítimas ou aéreas nesse período.


Preparados para o carnaval?

Nós da UXComex não trabalharemos nos dias 24/02 e 25/02 e retornaremos no dia 26/02, após 12:00h . 

Bom carnaval, agente de carga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *