O que é Big Data?

Big Data é o processamento e análise de um grande número de dados para previsão de informações, um bom exemplo de tentativa de previsibilidade gerada pelo Big Data é quando iniciamos uma pesquisa no Google, e a ferramenta entrega algumas opções, que são as mais buscadas.

Mas mais do que isso, o Big Data possui características marcantes, chamadas de 5Vs

Volume de dados;
Variedade de fontes;
Veracidade dos dados;
Velocidade da transmissão de informação;
Valor da informação.

No comércio exterior também percebemos as características acima nas operações de importação e exportação, pois recebemos informações a todo momento de diversas fontes diferentes e são essas informações que geram agilidade aos processos. 

Como Big Data se aplica para agentes de carga?

No comércio exterior, agenciamento de carga é o segmento que mais precisa da utilização de Big Data, pois suas atividades são baseadas na coleta e entrega de informações entre diferentes partes. 

Primeiramente, o agente de cargas precisa conhecer todos os dados para realizar a cotação de frete, os dados são:

  • Do embarque;

Origem e destino;

Peso bruto e líquido;
Cubagem;

Dimensões;

Mercadoria;
NCM;
Modal de embarque;
Modalidade de embarque (LCL, FCL, BB);

  • Do contrato;

Incoterms;
Recolhimento de frete ( Collect ou Prepaid);

  • Das partes;

Embarcador (Nome, numeração de identificação, endereço);
Consignatário (Nome, numeração de identificação, endereço);

Despachante (Nome e contato);
Representantes (Se houver).

Após a coleta de todos esses dados, o agente de carga está apto para negociar com a companhia de transporte, o melhor valor para seu cliente. Após a conclusão dessa etapa, novos dados são analisado mais a fundo. 

  • Da Legislação:

O agente de carga deve se aprofundar na legislação de cada país, se for uma exportação é importante conhecer as regras de entrada do país de destino e seus órgãos anuentes, acordos internacionais e documentações que podem ser exigidas. 

Se for uma importação a atenção e estudo devem ser ainda maior, é importante conhecer todos os órgãos anuentes, todos os prazos que a Receita Federal exige em diferentes etapas.

  • Das Peculiaridades:

Temperatura;
Embarcação perigosa;
Regimes especiais (DrawBack, RECOF, EX Tarifários, admissão temporária);

Após o estudo da legislação o agente de cargas planeja o booking da carga, onde avalia a data de embarque e desembarque da carga, nesta etapa o agente é bombardeado com um volume exorbitante de dados e informações. 

As documentações devem possuir dados imprescindivelmente corretos, há diversos tipos de numerações e referências de identificação e tudo deve ser feito dentro do prazo estimado por terminais, companhias, órgãos anuentes e aduanas. 

No momento em que a carga embarca, a gestão e controle devem ser constantes, o agente de carga coleta informações, interpreta e apresenta para seu cliente, o chamado follow up. Essas informações devem ser precisas e corretas, é inadmissível que o agente omita ou invente informações ao seu cliente, a integridade é fundamental nessa área.

O volume de informações é grande, o risco de errar uma dessas informações também, diversas consequências podem ocorrer se esses dados não forem bem cuidados, como: altos valores de multa, apreensão da carga, bloqueios, a empresa pode entrar na análise de risco da receita federal e todos os embarques caíram em canal vermelho ou até mesmo receber punições por quebra de compliance.  

Por isso, é essencial que todos os dados estejam em único local seguro, a UxComex possui um sistema em que é possível o armazenamento de todas essas informações, a emissão de documentações corretas, o envio de follow up no tempo certo e com as informações certas, diferentes controles de numerações e valores e entrega de diferentes tipos de relatórios. 

Concluímos que como indicado acima, ao longo de uma operação de importação e exportação o agente de cargas internacional é capaz de coletar uma grande quantidade de dados, podendo gerar uma base de dados incrível. Isso é Big Data no comércio exterior, é a coleta, interpretação, aplicação e apresentação de um grande volume de informações de forma eficiente. 

Ficou Interessado? Entre em contato!


Artigo escrito por: Kauana Pacheco

One Comment

  1. […] Leia mais: Big Data no Comex […]

Leave A Comment